Interior

15 de janeiro de 2021 20:40

Prefeitura de Penedo amplia ações de combate à Covid-19

Secretaria de Saúde faz busca ativa e retoma triagem na antiga Unidade SESI/SENAI

↑ Divulgação

A Prefeitura de Penedo não dá trégua ao coronavírus. O combate contra a pandemia foi ampliado no governo Ronaldo Lopes/João Lucas, gestores do primeiro município alagoano a ter plano de vacinação pronto para ser executado, assim que o governo federal iniciar o repasse de vacina.

Enquanto não é possível imunizar a população contra a doença cujo número de óbitos ultrapassa 207 mil, em todo território nacional até hoje (sexta-feira, 15), a Prefeitura de Penedo melhora a assistência aos penedenses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

Busca ativa

Equipes formadas por enfermeiro, técnico e agente comunitário de saúde estão nas ruas da cidade, fazendo a busca ativa para identificar sintomas de contaminação por Covid-19 em pessoas que não procuraram atendimentos.

O trabalho também aborda medidas de prevenção contra o contágio por coronavírus, além de informar sobre outros temas relacionados com saúde pública.

No Conjunto Vale do São Francisco, a enfermeira Ana Beatriz conversou com Benedito Correia. Hipertenso e diabético, ele está entre as pessoas classificadas como grupo de risco mais suscetível à contaminação por Covid-19.

Durante a pesquisa, ‘seu’ Benedito informou estar bem, sem nenhum sintoma relacionado com a doença responsável por 24 óbitos em Penedo até hoje. Ele também não apresentou indícios de dengue, zika ou chikungunya – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti – e aproveitou para pedir mais orientação sobre uso da ‘caneta’ que aplica insulina.

Unidade de Referência

A Prefeitura de Penedo reforça o combate ao coronavírus porque já se registra aumento do número de casos positivos no município. Por isso, a Unidade de Referência em Síndromes Gripais deixou o anexo do posto de saúde da Cohab e voltou a funcionar na antiga Escola SESI/SENAI, onde futuramente será instalada a Faculdade de Penedo.

O centro de triagem para Covid-19 funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17 horas. Quem precisar de atendimento deve apresentar documento oficial, com foto, RG e cartão SUS na recepção, sendo o acesso permitido apenas para quem estiver com máscara, serviço da SEMS Penedo exclusivo para moradores do município.

“Caso você esteja sentido qualquer sintoma da Covid-19, procure a nossa central de triagem, já funcionando na antiga Unidade SESI-SENAI. Você vai preencher um formulário para que nossas equipes possam fazer o acompanhamento porque estamos preparados para oferecer o melhor tratamento à nossa população”, acrescenta Guilherme Lopes, Secretário de Saúde de Penedo.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH