Interior

2 de dezembro de 2020 15:20

Empresa de Arapiraca é eleita uma das melhores para se trabalhar em Alagoas

Esta é a segunda vez que a Agreste Saneamento recebe o reconhecimento pelas boas práticas junto aos colaboradores

↑ Outra iniciativa, o Programa Bem-Estar, promove hábitos saudáveis entre os colaboradores (Foto: Assessoria)

A Agreste Saneamento, gerida pelo Grupo Iguá, foi eleita  pela segunda vez uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas. A premiação foi recebida nesta terça-feira (01) em solenidade promovida pela Great Place To Work (GPTW) e o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). Em 2018, a Agreste Saneamento já havia sido eleita a companhia com as melhores políticas de Recursos Humanos do estado.

A diretora geral da Agreste, Angela Lins, comemora os resultados e não esconde a surpresa por figurar entre as melhores empresas do estado pela segunda vez. Ela afirma que o reconhecimento é fruto de um trabalho exaustivo de dedicação e compromisso com as boas práticas junto aos colaboradores. “É sempre uma grande alegria estarmos entre os finalistas, sobretudo quando enfrentamos um ano com tantos desafios devido à pandemia. Nós enxergamos que essa premiação não beneficia apenas o nosso negócio, mas todo o mercado local, que tem a oportunidade de reconhecer a importância dos cuidados e valorização dos colaboradores, independente do setor de atuação ou porte da empresa”, pontua.

O trabalho apontado por Angela Lins é uma soma de programas institucionais que a empresa gere no sentido de aperfeiçoar as rotinas de trabalho, otimizar o relacionamento interpessoal, promover inovação e engajamento. Um dos exemplos, é o Manda Bem, iniciativa que destaca e premia os colaboradores que protagonizam histórias de sucesso atreladas às atitudes desejadas pela empresa como “sustentabilidade é a base”, “ser diferente é um caminho para ser melhor”, entre outras. A ideia, como explica Angela é motivar o time a ir além.

“O DNA da Iguá – controladora da Agreste Saneamento – prioriza, entre outros pontos, a geração de valor, inovação, criatividade e é nisto que nos pautamos. Temos políticas corporativas que visam valorizar as boas práticas, incentivando a inovação, a criatividade e promovendo o bem-estar”, enfatiza.

Outra iniciativa, o Programa Bem-Estar, promove hábitos saudáveis entre os colaboradores. A ação contínua visa um melhor aproveitamento profissional, mas com um impacto positivo na vida pessoal dos participantes. “Incentivamos hábitos de vida mais saudáveis, incluindo prática de atividades físicas, alimentação balanceada e mentalidade positiva. O objetivo principal é desenvolver um maior interesse por esse estilo de vida, pois entendemos que um colaborador saudável, ativo, incentiva melhoras nas relações interpessoais e no clima organizacional, promovendo assim um ambiente de trabalho mais sadio e, claro, com aspectos positivos também pessoais”

DESAFIOS

Diante de um ano considerado tão atípico, devido à pandemia de Covid-19, figurar entre as melhores empresas do estado não foi uma tarefa fácil, esclarece a gestora. Angela afirma que foi necessário ir além dos limites tradicionalmente impostos e utilizar pontos chaves como inovação e criatividade para manter um ambiente saudável e amistoso, mesmo em home office.

“Nossas ações envolvem muita aproximação com todo o nosso time. Com o distanciamento e o trabalho remoto, manter a valorização do profissional foi um desafio ainda maior, daí a importância de realizar um trabalho proativo, buscando sempre explorar a inovação e criatividade. Tivemos que nos reinventar, criar novas práticas para manter a nossa cultura e valorização, mesmo que de forma remota’, esclarece.

Um exemplo simples, mas muito importante que ela destaca, é a comemoração de aniversariante do mês: mesmo com o distanciamento utilizamos meios virtuais para que os colaboradores fossem lembrados e se sentissem abraçados durante a passagem da data. Enquanto empresa do Grupo Iguá Saneamento, a Agreste Saneamento aderiu ao movimento #NãoDemita como forma de manter os empregos em um momento tão delicado quanto o enfrentado durante a pandemia”, esclarece.

Na avaliação da diretora geral, a experiência e os diferenciais da Agreste -reconhecidos pela premiação -, servem como ponto de partida para que outras empresas invistam no bem-estar de seus colaboradores e instituam políticas eficazes de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

“A nossa experiência aponta para um caminho onde uma equipe engajada e satisfeita não é utopia. Com muito trabalho e dedicação é possível criar e, principalmente, manter um ambiente saudável e de crescimento profissional e porque não, pessoal? São pequenos esforços que, somados, transformam uma cultura organizacional, gerando valor para o negócio e potencializando os resultados. Um colaborador satisfeito é um defensor do negócio, o que contribui para fortalecer a imagem da empresa. Internamente, isto gera um ambiente agradável e que estimula o protagonismo, comprometimento das equipes e alto desempenho”, finaliza.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020, foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país.

Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água www.iguasa.com.br.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH