Interior

26 de novembro de 2020 10:13

Padre lança livro sobre o passado de Maragogi

"Antiga Vila Isabel, Maragogi de Todos os Tempos" é o nome dado para o livro que remete o lado cronológico da belíssima cidade localizada no Litoral Norte de Alagoas

O padre Alex Sandro Rufino da Silva lança o livro “Antiga Vila Isabel, Maragogi de Todos os Tempos” na quinta-feira (3), às 19h, nas Ruínas de São Bento, Povoado São Bento, em Maragogi. O evento contará com as presenças de escritores, poetas, empresários, artistas musicais e autoridades civis, militares e eclesiástica. O livro está sendo publicado pela Editora Gogó da Ema.

O sacerdote ressalta o momento como oportuno para recolher e reunir algumas informações sobre a história política, turística, religiosa e sociocultural que se realizou dentro dos espaços físicos do município de Maragogi. “Maragogi, um olhar para o teu passado é a contemplação da tua glória. Reconheço que o meu papel aqui foi muito mais de catalogador do que mesmo de escritor. Compreendo que o meu dever não é de inventar fatos e sim de os narrar com fidelidade às fontes. Busquei ser fiel ao que consta nas referências”, destacou.

“Não pretendo de nenhum modo esgotar todo o quadro cronológico da majestosa e exuberante Maragogi. Aspiro, ao menos, apresentar os fatos considerados mais relevantes que ocorreram em vários períodos na terra dos Acioly, dos Albuquerque, dos Cavalcante, dos Buarque, dos Gusmão, dos Vasconcelos, dos Rêgo, dos Lindoso, dos Calaça, dos Mello, dos Wanderley, dos Bezerra, dos Silva e Santos etc. São fatos que se destacaram e chamaram mais a atenção e que, ao mesmo tempo, se registraram na memória e nas obras históricas da tão amada terra de Maragogi”, explicou o padre Alex Sandro.

Ele lembrou que a magna terra de Maragogi já foi certamente palco de grandes batalhas e conquistas, como também de manifestações culturais e de muitas figuras de destaque na conjuntura histórica de Alagoas como Márcio Vasconcelos, Dirceu Lindoso, João Batista Acioly Júnior, Mestre Eurico, Professora Odete, Izabel Nascimento e Professor Anderson.

O padre salientou que a identidade de um povo é constituída por uma série de fatores, dentre os quais os exemplos deixados por seus líderes políticos, religiosos e religiosas, empresários, poetas e os cidadãos comuns. Esses exemplos se traduzem em obras concretas com repercussão em desenvolvimento econômico, agrícola, turístico, educacional, na saúde, na manifestação cultural e religiosa.

“A expressiva e conhecida mundialmente Maragogi de todos os tempos teve, no curso de sua história, a presença de muitos empresários, trabalhadores, pescadores, agricultores e, sobretudo, a figura do homem negro. Estes engrandeceram e reuniram em torno do município a dignidade de ser elevada à categoria de segundo maior polo turístico de Alagoas, não somente pela sua beleza, mas pela coragem da sua gente em ousar sempre mais”, reforçou.

LIVRO

Antiga Vila Isabel – Maragogi de Todos os Tempos – reúne, em um singelo e discreto volume, fatos diversos que marcaram, em diversas épocas, a história de uma terra tão amável e hospitaleira. De São Bento a Gamela uma rica história marcada pela sobrevivência da fé com mais de três séculos.

Em vista de tudo isso, caro leitor, vamos fazer agora uma viagem no tempo e ver a imagem de um povo que tem história, cultura, fé e esperança.

Comentários

MAIS NO TH