Interior

Hoteleiros denunciam perfis falsos usados para aplicar golpes

Na Rota Ecológica dos Milagres, pelo menos 5 pousadas, sendo 3 pousadas de charme, denunciaram páginas falsas no Instagram

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 30/09/2020 08h55
Hoteleiros denunciam perfis falsos usados para aplicar golpes
Reprodução - Foto: Assessoria

Perfis falsos nas redes sociais, sobretudo, no Instagram, de empreendimentos hoteleiros, sejam de grandes resorts, de pousadas de luxo e até de pequenos hotéis, não é nenhuma novidade. Mas nos meses da pandemia da Covid-19 que provocou a maior quarentena que o país já viveu, teve um aumento de mais de 100% em todo o Brasil. A Resorts Brasil, por exemplo, veio a público para denunciar a criação de perfis fake de resorts associados em redes sociais. Numa carta de repúdio, a associação informou que alguns empreendimentos afiliados têm reclamado do surgimento de páginas não verdadeiras oferecendo benefícios de hospedagens aos seguidores e criando promoções.

Os empreendimentos hoteleiros de Alagoas também estão sofrendo com as páginas falsas. Na Rota Ecológica dos Milagres, pelo menos 5 pousadas, sendo 3 pousadas de charme, denunciaram páginas falsas no Instagram. A Pousada do Toque, a mais conhecida pousada de São Miguel dos Milagres, denunciou pelo menos 6 perfis falsos da pousada no aplicativo, com pequenas mudanças como uso do underline, como por exemplo pousada_do_toque ou o uso do ponto como pousada.do.toque. Todos oferecendo descontos em cupons ou promoções inexistentes. Na verdade o Instagram da pousada é @pousadadotoqueoficial .

Associação de Resorts publica nota contra ação

Já a organização dos Resorts do Brasil pede para que essas páginas sejam denunciadas e afirma rechaçar esse tipo de ação.

“A Resorts Brasil repudia todo conteúdo fake gerado pelas redes sociais e pede a compreensão de todos na busca para combater este mal que atrapalha o bom uso da plataforma. Estamos à disposição de todos para auxiliar como for possível”, diz a nota.

Então o ideal é saber como fazer para denunciar uma página falsa.

Dicas

Abra o Instagram e encontre o post que deseja denunciar. Toque nos três pontinhos de opções, no canto superior direito da publicação. Depois, selecione “Denunciar”.

Quer saber também formas de identificar um perfil fake no Instagram: acesse informações da conta.

O recurso possibilita acessar mais informações de uma conta. Selo de verificação. Movimentação incomum no perfil e foto de perfil e nome de usuário.