Interior

26 de setembro de 2020 12:41

Passo de Camaragibe recebe Auditório Aurélio Buarque neste sábado

Instalado em prédio centenário próximo à casa do dicionarista, espaço servirá como teatro, local de palestras e shows culturais

↑ Prédio que receberá espaço está sendo completamente restaurado pela Prefeitura de Passo do Camaragibe (Foto: Ascom da Prefeitura de Passo de Camaragibe)

Passo de Camaragibe, primeiro município da Rota Ecológica, sempre foi considerado berço histórico na Região Norte, tendo sua importância desde a época da colonização holandesa, por volta de 1635, por estar inserido dentro da área de influência da Alagoas Boreal. Agora, a cidade, terra do maior dicionarista brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, está dando mais uma importante contribuição no resgate de sua rica e diversificada identidade cultural. É que a Prefeitura Municipal vai entregar neste sábado (26), o novo Auditório Aurélio Buarque de Holanda.

A história do prédio é bastante interessante. Com mais de 100 anos de construção, que serviu para um clube e que já foi inclusive uma discoteca, está sendo completamente recuperado e reformado pela prefeitura. Localizado no quarteirão dos Quatro Cantos; bem próximo da casa do dicionarista, que inclusive foi adquirida pela gestão e vai receber em breve um projeto de restauração; o auditório será entregue à comunidade e servirá como teatro, local de palestras e shows culturais.

Passo de Camaragibe possui outros importantes monumentos históricos, como a antiga Delegacia Pública, que hoje abriga a sede do poder municipal; Vivenda São José, construída no século XIX; Casa Dois Leões, que leva esse nome por ter em sua frente a figura de dois leões, construção edificada no século XVIII o Sobrado Velho, construído no século XVIII; o Sobrado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, construído no século XIX; Sobrado do Centro, construído no século XVIII; a famosa Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída em 1700; a casa do mestre Aurélio Buarque de Holanda e a Ponte Fernandes Lima, que vai completar 100 anos em 2021.

A prefeita Vânia Câmara falou da importância da obra. “Vamos fazer uma programação diferente, respeitando todos os protocolos sanitários e evitando aglomerações para comemorar a entrega dessa obra, um importante resgate da nossa história”.

 

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH