Interior

Passo de Camaragibe ultrapassa meta de 2021 do IDEB

Os números foram comemorados pela comunidade educacional

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 18/09/2020 12h41
Passo de Camaragibe ultrapassa meta de 2021 do IDEB
Reprodução - Foto: Assessoria

Cada etapa educacional é específica, com alunos, características geográficas e socioeconômicas de perfis distintos. E tudo isso está em movimento a todo instante, porque ao mesmo tempo em que um adolescente está concluindo seus 12 anos de estudo básico, outras crianças já iniciaram seus respectivos anos escolares. Então como, em meio a esse fluxo intenso, saber o que está dando certo ou não? É aí que entram medidas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um instrumento importante para acompanhar avanços e retrocessos gerais, que se transformou no principal indicador da qualidade da educação no Brasil desde 2007.

Essa semana, o município de Passo de Camaragibe, no Litoral Norte, recebeu uma excelente notícia, podendo inclusive se orgulhar dos resultados obtidos no índice. É que o Ideb referente ao ano de 2019 mostrou um crescimento de 1.0 na qualidade do ensino em relação ao índice anterior, de 2017. Assim, o município avançou de 3.6 para 4.6 no Ideb. No período anterior, de 2015 a 2017, o Ideb havia mostrado uma queda na qualidade do ensino no Passo, de 3.7 para 3.6.

Os números foram comemorados pela comunidade educacional. O secretário  municipal de Educação, Ruy Câmara, por exemplo, foi enfático ao dizer que o resultado se deve à união de esforços dos alunos, das famílias e dos professores. “Nossas unidades de ensino atingiram e  até ultrapassaram as metas previstas. Mérito dos gestores e suas equipes, que têm mostrado que sabem fazer educação. Esse é o resultado de um trabalho coletivo e manifestamos nossa gratidão a cada profissional pelo compromisso, dedicação, empenho e muito amor pelo que faz´´.

A prefeita Vânia Câmara também se manifestou: ´´Aos discentes e suas famílias, nosso reconhecimento pela seriedade com que se envolveram, junto ao corpo docente da escola, para obtenção de êxito na aprendizagem e consequentemente na Prova Brasil. Mesmo sabendo que necessitamos e temos potencial para melhorar, neste momento, podemos nos revestir do sentimento do dever cumprido”, avalia a prefeita.