Interior

18 de setembro de 2020 13:22

Alagoas recebe reconhecimento nacional em saneamento

Agreste Saneamento é premiada pelo Instituto Trata Brasil, ONG mais importante do segmento e que monitora qualidade do serviço no país

↑ A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (Foto: Assessoria)

O estado de Alagoas, mais precisamente o agreste alagoano, recebeu uma premiação nacional em saneamento. O prêmio foi concedido pelo Instituto Trata Brasil – Organização Não Governamental (ONG) mais importante do setor no país -, à Agreste Saneamento, pelo projeto de abastecimento de água executado em dez municípios da região.

A premiação foi celebrada nesta quinta-feira (17) em um evento online promovido pelo Trata Brasil, que contou com a participação da diretora geral da Agreste, Angela Lins e com a presença de representantes dos outros municípios que apresentaram bons indicadores.
Todos os anos o Instituto Trata Brasil premia as melhores iniciativas do país em abastecimento, qualidade da água e tratamento de esgotos.

A Agreste obteve o reconhecimento por meio da Parceria Público-privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que leva água de qualidade a mais de 377 mil alagoanos.

O Instituto Trata Brasil premia pela quinta edição cidades que instituíram o saneamento básico como política séria e de longo prazo, alcançando indicadores relevantes. Em sua versão 2020, o evento, “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Parcerias Público-Privada”, parceria com a consultoria GO Associados, trouxe oito exemplos positivos que se esforçaram e avançaram no acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.

Os exemplos escolhidos foram separados por diferentes tipos de operação: operação pública municipal com Jaraguá do Sul (SC) e Brotas (SP); operação pública estadual em Campo Mourão (PR) e Fernandópolis (SP); além de operação privada em Araçatuba (SP) e Primavera do Leste (MT). Por fim, exemplos de boas parcerias público-privadas em Rio Claro (SP), e no Agreste de Alagoas.

Na avaliação de Angela Lins, o reconhecimento atesta que o compromisso assumido em 2012 pelo Grupo Iguá em Alagoas vem sendo desempenhado com proatividade, inovação e excelência. Entre os municípios premiados, o destaque dado à Agreste se dá pela união de várias iniciativas e projetos desenvolvidos.

“É muito importante este reconhecimento. Estamos muito felizes em figurar entre as empresas nacionais que desenvolvem as melhores iniciativas para garantir o bem-estar da população. Tal destaque é fruto de um trabalho árduo e comprometido de mais de 100 colaboradores locais de todos os níveis organizacionais, desde o leiturista até o técnico em manutenção, passando pela diretoria, que refletem diariamente o DNA Iguá de inovação e criatividade. Enfim, nossa gratidão se estende à Casal que atua conosco nessa parceria de sucesso”, destaca a gestora.

Durante o evento, a gestora da Agreste Saneamento enfatizou a necessidade de estender iniciativas de sucesso como a de Alagoas para priorizar o saneamento básico no país.

 Angela Lins: “Reconhecimento atesta que o compromisso assumido em 2012 pelo Grupo Iguá em AL vem sendo desempenhado” (Foto: Assessoria)

“Para que possamos contribuir para a universalização do saneamento, temos que, acima de tudo, priorizar o saneamento. Quando trazemos esse serviço para a prioridade dos objetivos, seja em nível de município, da companhia ou da população a gente consegue planejar, unir esforços e trabalhar para levar saúde para a população. Na minha opinião, o marco do saneamento será importante e se colocarmos o saneamento básico como prioridade, vamos conseguir mudar o país e trazer um pouco mais de dignidade a uma população que já sofre tanto.”

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018 e 2019, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH