Interior

3 de setembro de 2020 12:27

Presidente e conselheiros do Coren-AL sofrem acidente durante entrega de máscaras

Devido as fortes chuvas, o carro oficial do Conselho capotou na AL-450. Ninguém ficou ferido

↑ Foto: Assessoria do Coren/AL

Durante a entrega das máscaras PFF2, em hospitais de referências e centrais virais nos municípios no interior de Alagoas, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, e os conselheiros Paulo Guimarães e Maycon Correia, sofreram um acidente após o veículo oficial do Conselho capotar. O fato ocorreu em um trecho da AL-450, no município de Anadia, na última quarta-feira (2). Ninguém ficou ferido.

De acordo com os ocupantes do carro, de modelo Nissan Frontier, placas PWC 1219, eles saíram de Maceió para fazer a entrega dos materiais em 15 municípios. Eles estavam no povoado de Tapera, em Anadia, quando passaram por uma lâmina d’água que fez o carro girar na pista, bater em uma ribanceira e capotar.

“Estava chovendo muito e a nossa sorte é que estávamos em baixa velocidade. Por sorte os danos foram apenas materiais, acionamos o seguro do carro e conseguimos seguir viagem em outro veículo”, explicou o presidente Renné Costa. Apesar do susto, os profissionais do Coren-AL continuaram a entrega das máscaras.

A entrega
As máscaras PFF2 foram adquiridas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A compra emergencial de máscaras, adquiridas da 3M Indústria, através de edital de chamada pública.

São cerca de 100.080 máscaras recebidas pelo Cofen e entregues aos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo país para que possam ser distribuídas nos locais de referência em atendimento de pacientes com diagnóstico de Covid-19.

Ao longo da pandemia, em Alagoas já foram entregues mais de 15 mil máscaras e o Coren-AL segue fazendo a distribuição.

A compra emergencial de máscaras faz parte do esforço do Sistema Cofen /Corens de reduzir os riscos de contaminação dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia.

O uso da máscara PFF2/N95 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros que gerem aerossóis.

Fonte: Ascom Coren/AL

Comentários

MAIS NO TH