Saúde

Comunidade quilombola da Perpétua, em Passo de Camaragibe, recebe posto de saúde

Além das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, Prefeitura do Passo de Camaragibe segue trabalhando nas ações e serviços na área de saúde

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 08/08/2020 17h58
Comunidade quilombola da Perpétua, em Passo de Camaragibe, recebe posto de saúde
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma das duas comunidades de quilombolas remanescentes no município de Passo de Camaragibe, aquela da Perpétua, vai receber uma importante ação de saúde. É que além das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura do Passo de Camaragibe segue trabalhando nas ações e serviços na área de saúde. E neste domingo, 9, a comunidade quilombola da Perpétua recebe o posto de saúde Benedito Pedro da Silva. A unidade foi inaugurada pela prefeita Vânia Câmara e vai disponibilizar equipes completas de médicos, enfermeiros e odontólogos, beneficiando toda a região.

A Fundação Cultural Palmares, órgão responsável por emitir certificação de Comunidades Tradicionais remanescentes de Quilombos, reconheceu, na Região Norte, 3 comunidades quilombolas sendo uma em Japaratinga, a da Macuca, como estimativa de 27 famílias e duas em Passo de Camaragibe, Bom Despacho e Perpétua, respectivamente com 208 e 28 famílias habitando os quilombos. A comunidade da Perpétua foi certificada em dezembro de 2010.

Em outra ação visando beneficiar a comunidade, em outubro de 2019, a prefeita Vânia Câmara, assinou junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o termo de adesão do município ao programa Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano - SALTA-z. A iniciativa foi no sentido de beneficiar a comunidade de Perpétua com a oferta de água tratada, reduzindo problemas de saúde na localidade.