Interior

8 de agosto de 2020 17:58

Comunidade quilombola da Perpétua, em Passo de Camaragibe, recebe posto de saúde

Além das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, Prefeitura do Passo de Camaragibe segue trabalhando nas ações e serviços na área de saúde

↑ Comunidade quilombola da Perpétua recebe posto (Ascom Prefeitura)

Uma das duas comunidades de quilombolas remanescentes no município de Passo de Camaragibe, aquela da Perpétua, vai receber uma importante ação de saúde. É que além das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura do Passo de Camaragibe segue trabalhando nas ações e serviços na área de saúde. E neste domingo, 9, a comunidade quilombola da Perpétua recebe o posto de saúde Benedito Pedro da Silva. A unidade foi inaugurada pela prefeita Vânia Câmara e vai disponibilizar equipes completas de médicos, enfermeiros e odontólogos, beneficiando toda a região.

A Fundação Cultural Palmares, órgão responsável por emitir certificação de Comunidades Tradicionais remanescentes de Quilombos, reconheceu, na Região Norte, 3 comunidades quilombolas sendo uma em Japaratinga, a da Macuca, como estimativa de 27 famílias e duas em Passo de Camaragibe, Bom Despacho e Perpétua, respectivamente com 208 e 28 famílias habitando os quilombos. A comunidade da Perpétua foi certificada em dezembro de 2010.

Em outra ação visando beneficiar a comunidade, em outubro de 2019, a prefeita Vânia Câmara, assinou junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o termo de adesão do município ao programa Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano – SALTA-z. A iniciativa foi no sentido de beneficiar a comunidade de Perpétua com a oferta de água tratada, reduzindo problemas de saúde na localidade.

Fonte: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH