Interior

7 de agosto de 2020 16:37

Governador anuncia construção de mais 12 escolas estaduais no interior de Alagoas

Anúncio foi feito durante assinatura da ordem de serviço para edificação de unidade de ensino em Flexeiras e entrega de pavimentação de vias

↑ Governador Renan Filho anunciou que vai assinar, nos próximos dias, ordens de serviço para a construção de mais 12 escolas em municípios alagoanos (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

O governador Renan Filho anunciou, nesta sexta-feira (7), que vai assinar nos próximos dias, junto com a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, as ordens de serviço para a construção de mais 12 escolas em municípios alagoanos. O anúncio foi feito durante videoconferência para lançar a obra de edificação de uma unidade de ensino médio em Flexeiras.

“Vamos construir uma escola em todas as cidades que ainda não possuem unidade de ensino do Estado. Isso será um marco histórico para Alagoas e Flexeiras já foi contemplada. A escola será no formato padrão, o mesmo que o Estado tem feito em outros municípios. Vamos trabalhar para ver se, no começo do ano que vem, essa escola já esteja pronta para que os alunos já possam estudar nela no ano letivo de 2021”, disse Renan Filho à prefeita de Flexeiras, Maria Isabel Costa Souza, que participou da transmissão on-line.

Além de Flexeiras, não possuem escolas estaduais em Alagoas os municípios de Jequiá da Praia, Campo Grande e Roteiro. Estes três serão contemplados com a construção de unidades de ensino, cujas ordens de serviço foram anunciadas nesta sexta-feira pelo governador. Os demais municípios beneficiados serão: Cacimbinhas, Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Porto Real do Colégio, Maragogi, Olho D’Água do Casado, Pilar e Rio Largo.

Outras sete escolas estão com obras em andamento nos municípios de Junqueiro, Campo Alegre, Senador Rui Palmeira, Delmiro Gouveia, Rio Largo (Jarbas Oiticica), São Sebastião e Palmeira dos Índios. Estão ainda em processo de licitação quatro escolas indígenas em São Sebastião, Traipu, Inhapi e Pariconha.

“Vamos fazer um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões. São recursos 100% do Estado de Alagoas”, acrescentou Renan Filho.

O Governo do Estado já construiu seis escolas com 12 salas de aula em Arapiraca, Murici, São Miguel dos Campos, Coruripe, Quebrangulo e Marechal Deodoro. A unidade de Flexeiras também terá 12 salas de aula, quadra de esportes coberta e campo society.

“Trata-se de uma escola muito ampla, concebida dentro de um projeto moderno, onde temos um sistema de ventilação que já está adequado a esse novo momento que estamos vivendo. Ela também estará apta a receber os estudantes para jornada em tempo integral, caso necessário. Essa ordem de serviço vai mudar a história da educação de Flexeiras, onde temos 600 alunos da rede estadual. A escola que vamos construir terá capacidade para atender até 800 alunos”, citou Laura Souza.

“São mais de 20 anos esperando por essa escola. Você não pode imaginar o tamanho da minha emoção”, confessou a prefeita de Flexeiras.

Pró-Estrada

O governador e o secretário de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, aproveitaram a transmissão para entregar a pavimentação de 5,6 quilômetros de vias urbanas na cidade de Flexeiras. As obras foram executadas por meio do programa Pró-Estrada, com investimento da ordem de R$ 1,1 milhão.

“A pavimentação mudou completamente a visão da cidade”, comemorou a prefeita. O Pró-Estrada já beneficiou 63 dos 102 municípios alagoanos com esse tipo de serviço, que melhora substancialmente a qualidade de vida da população, elevando o bem-estar social e garantindo mobilidade urbana e segurança viária dentro da cidade.

“O trecho foi completamente sinalizado, deixando a cidade ainda mais organizada e bonita”, pontuou Mosart Amaral.

Ainda durante a transmissão, Renan Filho garantiu que vai recuperar duas pontes e as estradas vicinais que cortam a zona rural de Flexeiras, além de destinar uma viatura de maior porte à Polícia Militar (PM), para trafegar pelas estradas de barro. Os pedidos foram feitos pela prefeita de Flexeiras.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Severino Carvalho

Comentários

MAIS NO TH