Interior

30 de junho de 2020 11:59

Municípios da Região Norte apresentam bons números de recuperados do novo coronavírus

↑ Maragogi (Foto: Divulgação)

Vários municípios da Região Norte de Alagoas têm publicado em seus boletins epidemiológicos diários números que traduzem as boas ações de saúde no combate do novo coronavírus nas gestões municipais. Porto Calvo, por exemplo, anunciou que o município alcançou a marca de 410 pessoas curadas, passando a ser também o município com o maior número de recuperados de toda a região. Bons exemplos também vem de Maragogi com 210 recuperados, Matriz de Camaragibe com 170, Passo de Camaragibe com 112 e mesmo municípios com menor população, como São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, que apresentam mais de 100 recuperados.

O caso de maior sucesso, o município de Porto Calvo, duas ferramentas são apontadas como fundamentais para que o número de recuperados seja elevado. A Central de Triagem de Síndrome Gripal, no conjunto Oscar de Souza Cunha e a Ala Covid-19, no Hospital Municipal São Sebastião. Em Maragogi e São Miguel dos Milagres, que também instalaram centrais de triagem, o número de casos descartados aumentou significativamente. Em Maragogi já foram mais de 500 e São Miguel dos Milagres mais de 120.

Em Porto Calvo a Central de Triagem é a principal porta de entrada para pessoas que apresentam algum sintoma do novo coronavírus. No local, os usuários do SUS podem contar com consulta médica, fazer o teste rápido e receber a medicação por indicação médica na farmácia da unidade, além de outros serviços. Já a Ala Exclusiva Covid-19 no Hospital Municipal São Sebastião conta com dez leitos clínicos e cinco leitos de observação. A unidade conta com equipe de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social e outros profissionais essenciais na luta contra a doença. No local, o paciente pode contar com uma farmácia dispõe de medicamentos para o tratamento da Covid-19.

Fonte: Claudio Bulgarelli -Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH