Interior

28 de junho de 2020 16:00

São Miguel dos Milagres recebe Troféu Alagoas Verde pelo combate às manchas de óleo

Praias do município, apesar de estarem fora do trecho mais atingindo, também receberam as manchas de óleo, sobretudo na praia do Povoado de Porto da Rua

↑ São Miguel também recebe troféu (Foto: Claudio Bulgarelli)

Em setembro e outubro do ano passado, antes do início da alta temporada, em quase todas as praias nordestinas, o desastre das manchas de petróleo provocou uma crise ambiental sem precedentes no Brasil. Em Alagoas, todas as praias do Litoral Norte, notadamente Maragogi e Japaratinga, foram duramente atingidas, bem como várias outras praias do Litoral Sul. As praias de São Miguel dos Milagres, apesar de estarem fora do trecho mais atingindo, também receberam as manchas de óleo, sobretudo na praia do Povoado de Porto da Rua.

Dias antes do aparecimento das manchas, no auge da crise, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente criou um grupo de trabalho, envolvendo colaboradores da própria secretaria, voluntários, pescadores, jangadeiros dos corais, bugueiros e até as pousadas, que iniciaram uma vigilância em todas as praias, 24 horas por dia, para detectar os resíduos. Quando surgiram as primeiras manchas em Porto da Rua, a ação foi imediata. A secretaria Carol Lessa, a bordo de um trator, deu início a limpeza. A vigilância constante durante vários dias e a ação imediata na limpeza das manchas, foi reconhecida por ambientalistas e técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.

O resultado é que depois de oito meses, num claro reconhecimento, a prefeitura, como vários outros municípios, também foi contemplada com o troféu Alagoas Verde com o Prêmio Master, no qual o IMA premia atividades no tema principal do mês do Meio Ambiente. O prêmio foi entregue a prefeita em exercício Cristiane Lessa, que ressaltou que a premiação vem certificar o compromisso com os recursos naturais e a rápida resposta no enfrentamento de crises no município do litoral Norte de Alagoas.

Fonte: Tribuna Hoje / Texto: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH