Interior

Grupo de Estudos do Ifal Palmeira lança painel com monitoramento de casos da Covid-19

Ação é feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios

Por Assessoria 25/05/2020 11h49
Grupo de Estudos do Ifal Palmeira lança painel com monitoramento de casos da Covid-19
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma plataforma inédita para os municípios alagoanos, que visa trazer informações atualizadas especificamente para a população de Palmeira dos Índios sobre o novo Coronavírus. Idealizado por estudantes e egressos do Grupo de Estudos de Tecnologias para Construção Civil (Getecc) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira, sob comando da professora Sheyla Marques, um painel interativo foi entregue à Prefeitura da cidade na última sexta, 22.

Através da plataforma (disponível no link: abre.ai/covidpalmeira), o público terá acesso a informações sobre a pandemia de uma maneira mais transparente, com indicações georreferenciadas dos casos nos bairros da cidade. Para que o projeto fosse possível, os pesquisadores contaram com apoio da Secretaria Municipal do Planejamento e da Secretaria Municipal da Saúde, órgãos que ficarão responsáveis também pelo gerenciamento e monitoramento do painel.

A docente conta que, após inquietação neste período de isolamento social e trabalho remoto, decidiu se reunir com alunos e egressos do curso de Engenharia Civil, para o que qual ela leciona. Após um brainstorming (técnica feita em grupo, espécie de “chuva de ideias”), Emanuel Amaral, que agora é engenheiro civil formado pelo campus, falou para o grupo do sistema interativo Power BI, onde os dados são lançados e gerados relatórios gráficos.

“A partir daí passamos a dividir as tarefas entre o grupo: georreferenciamento dos bairros de Palmeira dos Índios, criação de formulários e então entrei em contato com a Prefeitura para apresentação do projeto. A resposta foi bem positiva, falamos das nossas necessidades e eles deixaram dois servidores à disposição para entrega e familiarização desses dados”, explica Sheyla.

De acordo com os desenvolvedores, o escopo da ferramenta foi montado para tentar automatizar o monitoramento do coronavírus, com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelo estado. Por meio de um sistema interativo conhecido como Power BI, os dados lançados geram relatórios gráficos automaticamente e a população pode ter acesso à informação em tempo real, inclusive sobre como os casos estariam espalhados geograficamente pela cidade.

Gerenciada a partir de agora pela Secretaria do Planejamento, a plataforma dispõe também de mapas que auxiliam a visualização dos casos de forma mais dinâmica e ajudam o cidadão a perceber onde estão os casos no espaço geográfico da cidade.

A atualização será diária a partir das informações da Vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde. “Em um momento difícil como este que passamos, toda informação de qualidade é essencial para manter o cidadão informado. A luta é contra um inimigo invisível e esse painel permite ao cidadão ter uma noção atualizada constantemente de quantos são e onde estão os casos. Dessa forma, é como se permitisse a cada pessoa enxergar aquilo que a invisibilidade do vírus torna oculto e, assim, saber que precisa se proteger da forma que puder. Por isso, gerenciaremos essas informações”, ressalta o secretário do Planejamento, Adalberon Sá Júnior.

“Tive contato”

Em junho, o grupo pretende implantar uma segunda fase do projeto. Trata-se da criação de uma nova aba para a ferramenta. “Chamaremos de ‘tive contato’, lá as pessoas poderão informar se tiveram contato com pacientes que testaram positivo para a Covid-19, para que então a Prefeitura possa ter ciência e acompanhar esses casos”, informa Sheyla.