Interior

24 de maio de 2020 16:06

Chuvas fortes causam estrago em Porto da Rua

Moradores acordaram assustados, por volta das 8 horas da manhã, pela forte chuva e intensas rajadas de vento

↑ Imagem ilustrativa

Alguns disseram que foi um temporal muito forte com rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. Outros correram nas redes sociais e logo foram dizendo que se tratava de um tornado. O fato é que, temporal forte ou tornado pequeno, o fenômeno, raro na região, acabou causando transtornos e provocou estragos na manhã desse domingo, no povoado de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres. Os ventos derrubaram parte de um quiosque, destelharam um restaurante e casas vizinhas na área do antigo terminal turístico do povoado.

Os moradores acordaram assustados, por volta das 8 horas da manhã, pela forte chuva e intensas rajadas de vento. Tudo durou menos de 10 minutos, mas telhados de casas foram jogados no chão, um quiosque a beira mar caiu pela metade, um restaurante foi atingido e até um poste de energia elétrica foi danificado, fazendo com que boa parte da região ficasse sem luz.

A moradora de Porto da Rua, Thayla Paiva, que tem uma casa bem próxima ao terminal, fez uma postagem nas redes sociais afirmando que o barulho da ventania era muito alto, destelhando casas e com o ruído que se intensificava. Parte da orla em frente ao terminal foi tomada pela água e muita areia foi arrastada pelo vento. Em um vídeo divulgado em redes sociais é possível notar, a destruição.

No entanto, apesar da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos alertar para chuva de intensidade moderada a forte, com algumas pancadas intensas e rajadas de vento em todo o Litoral Norte, não se afirmou que se tratava de um tornado aquilo que aconteceu em Porto da Rua. Na verdade um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus.

Fonte: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH