Interior

24 de maio de 2020 12:51

Chuvas alagam ruas de cidades da Região Norte

↑ Ruas alagadas em Maragogi (Foto: Redes sociais)

A chamada quadra chuvosa, que em Alagoas ocorre a partir da metade de abril, mas com volumes maiores de água nos meses de maio, junho e julho, deu uma bela demonstração de força na noite do sábado, 23 e na manhã desse domingo, 24, caindo fortemente em várias cidades da Região Norte, provocando alagamentos de ruas e deslizamentos em algumas áreas. Choveu forte na Rota Ecológica, Japaratinga e, sobretudo, em Maragogi.

As chuvas tiveram início na noite do sábado, mas na manhã desse domingo se tornaram mais fortes e intensas. Ruas alagadas em Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, além de deslizamento de terra nas proximidades de Japaratinga, ao longo da AL 101 Norte. Na Rota Ecológica os três municípios, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras as chuvas começaram ainda na madrugada e ficaram mais fortes durante toda a manhã, com ruas alagadas. Na zona rural desses municípios muitas estradas ficaram intransitáveis.

Em algumas localidades, o temporal foi mais forte. Em Maragogi, por exemplo, muitas pessoas postaram nas redes sociais ruas de vários bairros com alagamento desde o começo da manhã desse domingo.   Vídeos mostram pessoas tentando tirar água de dentro das casas. A zona rural, sobretudo nos assentamentos, muitas estradas também ficaram intransitáveis.

E a previsão, infelizmente é de mais chuva.  De um lado a Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta para a possibilidade de chuva com intensidade moderada a forte para todo o domingo, inclusive com algumas pancadas intensas e rajadas de vento, especialmente do longo do litoral e Zona da Mata, a Defesa Civil orienta a população que se encontra em área de risco para que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro, a exemplo de casa de parentes, e acione o órgão municipal para avaliação da área.

Fonte: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH