Interior

Coronavírus derruba vendas de imóveis em 90% em Arapiraca

Nos últimos dois meses, as vendas de imóveis registram uma queda da ordem de 90% em relação ao mesmo período do ano passado

Por Davi Salsa – Sucursal Arapiraca com Tribuna Independente 16/05/2020 12h40
Coronavírus derruba vendas de imóveis em 90% em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

O mercado imobiliário na cidade de Arapiraca, a segunda maior metrópole de Alagoas, já sente fortemente os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Nos últimos dois meses, as vendas de imóveis registram uma queda da ordem de 90% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo revela o corretor imobiliário Mário Melo, que atua há cerca de 40 anos no ramo, o setor já vinha enfrentando uma retração entre 10% e 15% no início deste ano.

“Com a pandemia do coronavírus, os negócios sofreram um abalo ainda maior. As atividades industriais e comerciais estão diretamente ligadas com compra e a venda de imóveis”, relata Mário Melo.

Ele explica que os profissionais que atuam no segmento estão com muitas dificuldades de efetuar os negócios. Ainda de acordo com o corretor, apenas 10% dos imóveis estão sendo comercializados atualmente em Arapiraca.

Mário Melo cita como exemplo a Rua São Miguel, localizada no centro da cidade, onde mais de cinco imóveis estão com placas de vendas há mais de dois anos.

“Dentre esses imóveis, tem um pertencente à minha família, que aguarda comprador há vários anos, mas a retração econômica e a chegada da pandemia dificultaram ainda mais a venda”, afirma Melo.

“Sou aposentado e faço outros serviços na área de topografia. Tenho essa renda garantida, caso contrário estaria em situação mais difícil se dependesse apenas da venda de imóveis”, acrescenta Mário Melo.

O impacto da pandemia de Covid-19 também reflete nos alugueis de imóveis, que registram queda de mais de 50% para novas locações.

Como alternativa, os proprietários de imóveis estão negociando diretamente com os inquilinos, para a renegociação dos valores, como forma de garantir a renda e a manutenção dos negócios em tempo de crise.