Cidades

8 de abril de 2020 10:26

Maior Super Lua do ano acontece na noite dessa quarta-feira

Em Alagoas, especialmente nas cidades pequenas do Litoral Norte, o fenômeno estará visível entre os dias 7 e 9 de abril

Apaixonados por astronomia e pelos fenômenos do universo, fãs e adoradores da lua ou simples curiosos tem um compromisso imperdível na noite dessa quarta-feira, isolados, é, claro, sem aglomeração. É que o maior evento astronômico do ano, uma Super Lua, vai acontecer nesse dia 8 de abril, quando a lua terá a maior aproximação com a Terra e estará apenas a 356.907 km de distância. Mas o evento, que começou na noite de terça-feira e se estende até a quinta-feira, não é uma simples Super Lua. É a quase desconhecida ´´Super Pink Moon´´, ou Lua Rosa, que apesar de ser chamada de Super Lua Rosa, não tem uma cor diferente. O nome foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata, que tem flores róseas e floresce nesta época do ano.

Em Alagoas, especialmente nas cidades pequenas do Litoral Norte, o fenômeno estará visível entre os dias 7 e 9 de abril, com seu ápice na noite dessa quarta-feira, entre 19:00 e 19:30, quando a Lua estará surgindo no horizonte e estará cheia em sua totalidade. O ideal é estar num ponto alto, ou em um local com uma visão livre do horizonte, sem as luzes da cidade, que atrapalha visualizar o astro em todo o seu tamanho. Segundo astrólogos, uma Super Lua é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Em 2020 ela já ocorreu duas vezes, em 9 de fevereiro, com a Lua de Neve, a primeira Super Lua do ano e 9 de março, com a Super Lua Azul. Esse evento ocorrerá também em 8 de abril e 7 de maio. Depois disso, esses eventos começam a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando já vai estar fora da posição ideal, não sendo considerada uma Super Lua. O evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.

No norte dos Estados Unidos, tribos indígenas também chamaram esse fenômeno de ‘Lua das flores’, e essa relação foi preservada até hoje. Alguns agricultores acreditam que, em dias próximos a esse fenômeno natural, é o melhor momento para colher batatas ou cenouras e ideal para remover ervas daninhas. Também é conhecida como “Lua Pascal”, porque no calendário eclesiástico coincide com o início das celebrações da Páscoa.

Quem tiver binóculos ou telescópio pode usá-los para ver a lua ainda mais de perto. E se você quiser fotografar a Super Lua, pode usar até a câmera de seu celular. Basta que seja um celular com zoom óptico, como o Motorola One Zoon, o IPhone 11 Pro ou o Samsung Galaxy S20.

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH