Interior

3 de abril de 2020 15:22

São Miguel dos Milagres lança projeto para comunidades carentes durante a pandemia

Projeto Atitude do Bem é um conjunto de ações que começaram com o decreto municipal com medidas preventivas de combate ao coronavírus

↑ Projeto Atitude do Bem (Foto: Ascom Prefeitura)

As prefeituras do Litoral Norte, bastantes impactadas pela perda de sua principal atividade, o turismo, e com expectativas de menores repasses do Fundo de Participação dos Municípios, com menos arrecadação de impostos por parte do Governo Federal, estão fazendo “das tripas o coração”, como definiu o prefeito de São Miguel dos Milagres Rubens Ataíde, que durante a semana, juntamente com a vice Cristiane Lessa, todo o secretariado e o setor jurídico do município, lançaram o Projeto Atitude do Bem. Na verdade o projeto é um conjunto de ações que começaram com o decreto municipal com medidas preventivas de combate ao coronavírus. Foi a partir do decreto que as secretarias traçaram planos de ações para serem trabalhados de forma integrada e ações mais especificas de forma isolada por parte de cada secretaria.

No setor saúde, por exemplo, com o intuito de proteger a população e servidores da área, foram suspensas as consultas ambulatórias mantendo-se os atendimentos emergenciais de urgência para evitar aglomeração de pessoas nas UBS. Aos profissionais que atuam na linha de frente no combate a pandemia foram distribuídos equipamentos de proteção individual, com óculos, avental, mascaras e protetor de calçados. Paralelamente as equipes de saúde começaram a orientar a população a ficar em isolamento domiciliar, em especial os idosos e pessoas com doenças crônicas, assim como passam a monitorar diariamente todos os casos suspeitos do coronavírus. Ressaltando que o município não tem nenhum caso confirmado. Também foi iniciada a campanha de vacinação contra influenza dos trabalhadores da saúde e idosos, com equipes se deslocando para os domicílios.

Numa atuação mais direta com as comunidades carentes, a Secretaria de Assistência Social está fazendo entregas de kits de higiene (sabão liquido e álcool em gel) para as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, mostrando a importância da correta higienização das mãos. E para minimizar o impacto desta pandemia na vida das pessoas mais vulneráveis, a prefeitura fará entrega de cestas básicas dentro do projeto Atitude do Bem.

A Guarda Municipal continua atuando nas divisas do município controlando a entrada de pessoas de outras localidades, enquanto equipes de vigilância em saúde visitam estabelecimentos considerados como serviços essenciais que permaneceram abertos, orientando sobre os cuidados de prevenção como limpeza do ambiente e equipamentos, redução de fluxo de pessoas no local e distanciamento entre as pessoas. Por fim a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente continua fazendo visitas nas pousadas e restaurantes orientando sobre os cuidados para prevenção, com entrega de panfletos e também na orientação para a suspensão de novas hospedagens. A mesma secretaria lançou durante a semana a campanha “Não Cancele, Remarque”, orientada aos turistas que já tinham efetuado quase 100 por cento das reservas para o próximo feriado da semana santa.

Fonte: Tribuna Hoje / Texto: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH