Interior

30 de março de 2020 12:31

Novo temporal deixa população de Santana isolada e sem energia elétrica

Cenário é de destruição e medo entre os moradores da cidade sertaneja

↑ Força das águas derrubou postes de iluminação e deixou os moradores em energia elétrica Fotos: Lucas Malta (Alagoas na Net)

As fortes chuvas que caíram neste fim de semana, na divisa entre  Pernambuco e Alagoas, elevou mais uma vez o nível das águas do Rio Ipanema, no Sertão do estado, provocando mais destruição e medo entre os moradores da cidade de Santana do Ipanema.

Por volta das três horas da madrugada desta segunda-feira (30), o Rio Ipanema chegou à marca dos 4,60 metros de altura e atingiu seu limite da chamada cota de inundação.

Dessa vez, o temporal inundou várias ruas na parte central da cidade, derrubou postes de iluminação e deixou os moradores sem energia elétrica.

O problema também afetou a rede das empresas e provedores de internet, o que deixou os moradores sem energia elétrica e sem comunicação. Técnicos da Equatorial Alagoas estão desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira realizando consertos da rede, a fim de restabelecer o fornecimento de energia na cidade.

Monitoramento constante

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, com o apoio da Polícia Militar, monitoram o nível do rio e já iniciaram o processo de retirada dos moradores ribeirinhos, devido ao iminente perigo de um novo alagamento.

Na cidade de Batalha, o nível do Rio Ipanema subiu rapidamente e levou as autoridades do município sertanejo interditar o trecho da ponte, a fim de evitar acidentes no local.

Os moradores da cidade de Poço das Trincheiras também sofrem com a elevação do rio. As águas invadiram várias localidades e provocaram danos a dezenas de famílias que residem nas áreas próximas do leito do Ipanema.

A previsão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) é de chuvas nesta segunda-feira, o que tende a aumentar o volume de água na Bacia do Rio Ipanema entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

Fonte: Tribuna Hoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH