Interior

18 de março de 2020 08:46

Visitações na APA Costa dos Corais são suspensas por sete dias

Medida atinge praias do Litoral Norte; estão proibidos passeios às piscinas naturais, mergulhos e avistamento de peixe-boi

↑ Medida de prevenção atinge APA Costa dos Corais (foto) e todas as unidades de conservação no país (Foto: Ascom/Sedetur)

As visitações na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais foram suspensas por sete dias. Em Alagoas, a medida – adotada como prevenção a disseminação do Covid-19 –, atinge as praias do Litoral Norte até Maceió.

Segundo ofício liberado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a proibição temporária envolve atividades de visitação em toda a APA, o que inclui passeios às piscinas naturais, mergulhos e passeios de avistamento do peixe-boi.

De acordo com Wenderson Viana, chefe da APA Costa dos Corais em Alagoas, o período de sete dias poderá ser renovado em caso de necessidade. Ele explica que a medida de prevenção envolve todas as unidades de conservação no país.

“A suspensão da visitação as unidades de conservações federais de todo o Brasil veio por determinação da Presidência da República, através do Ministério do Meio Ambiente e presidência do ICMBio conforme ofício circular emitido, repassamos a informação as prefeituras e entes envolvidos. Estão suspensas as atividades que precisam de autorização do ICMBio no interior da APA”, explica.

Ainda de acordo com o ICMBio, será necessário o suporte de órgãos públicos e associações para informar turistas, visitantes e trabalhadores que atuam nas visitações.

“Solicitamos apoio às prefeituras, associações e outras instituições na comunicação aos prestadores de serviço e visitantes que realizam/realizariam passeios no território da unidade de conservação”, explica o documento.

Na semana passada, o Ministério do Meio Ambiente já havia expedido ofício com recomendações de prevenção a servidores. Isso incluía a possibilidade de trabalho remoto em grupos de risco, flexibilização do uso de biometria, entre outros pontos.

“Os servidores, empregados e estagiários com doenças crônicas, ou cujos familiares que habitam na mesma residência tenham doenças crônicas, gestantes e lactantes, ou com idade superior a 60 anos, podem, excepcionalmente e mediante autorização da chefia imediata, ser dispensados do controle de ponto e trabalhar de maneira remota”, disse o Ministério.

A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação marinha do Brasil e está situada entre os estados de Pernambuco, município de Tamandaré e Alagoas, ao norte de Maceió com 120km de extensão e mais de 400 mil hectares. Inclui uma alta diversidade de espécies marinhas como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos. “E ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias”, diz o órgão de conservação.

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Comentários

MAIS NO TH