Interior

18 de março de 2020 08:54

Região Norte: prefeituras cancelam eventos para evitar aglomerações

↑ Maragogi (Foto: Divulgação)

Aos poucos a Região Norte vai se adequando a uma nova realidade com a presença do coronavírus em Alagoas. Prefeituras cancelam eventos, shows e festas alusivas a datas comemorativas e mantém homens acima de 60 anos em regime de teletrabalho, ou trabalho em casa, enquanto entidades de turismo tomam precauções inéditas para atendimento ao turista e hotéis e pousadas passam a usar álcool em gel em todas as suas dependências, além de campanha educativa para colaboradores.

A iniciativa mais recente veio da prefeitura da Barra de Santo Antônio, que determinou que a partir desta quarta-feira (18) os funcionários municipais com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas e respiratórias adotem o teletrabalho como medida preventiva para coibir o avanço do Covid-19. Por meio das redes sociais, a prefeita Emanuella Moura se manifestou. “É importante proteger os grupos mais vulneráveis ao vírus e a nossa gestão está adotando medidas nesse sentido”.

Já em Maragogi, antes da notícia de suspensão das visitas a APA Costa dos Corais, a entidade que representa os mergulhadores do município havia adotado medidas preventivas, como a obrigação de higienização de todos os equipamentos de mergulho por parte das operadores do serviço na cidade. Pessoas com sintomas de gripe também foram proibidas de mergulhar nas piscinas naturais. Agora com a medida, a restrição atinge a todos.

Na tarde de ontem, como medida extrema, o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, já tinha cancelado o Festival da Mariscada, programado para acontecer nos dias 21 e 22 deste mês, no Povoado de São Bento. Cancelou também a audiência pública e a reunião do Comitê Gestor da Orla. E estuda um possível adiamento do Festival da Lagosta, programado para o mês de maio.  Nesse ínterim, a prefeitura realiza reuniões interna com todos os secretários municipais para definir as novas medidas a serem adotadas.

Mas a primeira atitude de cancelamento de um evento partiu da Prefeitura de Campestre, na Zona da Mata, que decidiu na segunda-feira (16) cancelar a tradicional Festa de São José na cidade, que ocorreria nesta quinta-feira (19). A medida, segunda nota da prefeitura nas redes sociais, foi tomada como forma de prevenção para conter o avanço do coronavírus.

Enquanto isso, a Prefeitura de São Miguel dos Milagres intensifica as ações preventivas em todas as secretarias, com distribuição de álcool em gel, além de uma intensa campanha nas escolas da rede municipal. Para tranquilizar a população, colocou os agentes de saúde na rua e adotou sistema de prontidão em todos os postos de saúde, caso seja necessário. Nas pousadas de charme a palavra de ordem é higienizar, com cautela, afinal, nenhum caso ainda foi registrado na região.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH