Interior

12 de fevereiro de 2020 09:58

Profetas das Chuvas participam de encontro no município de Santana

O evento ocorrerá na manhã desta sexta-feira (14), durante a realização da Feira da Agricultura Familiar

↑ Encontro de Profetas Populares das Chuvas acontece durante a Feira da Agricultura Familiar, em Santana (Foto: Cortesia)

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, sediará o Encontro de Profetas Populares das Chuvas. O evento ocorrerá na manhã desta sexta-feira (14), durante a realização da Feira da Agricultura Familiar, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

No encontro, os ‘profetas’ irão utilizar os seus conhecimentos populares para fazer previsões de como será o período de chuvas nas cidades sertanejas para o ano de 2020.

Para fazer as previsões, eles utilizam diversas técnicas de observação da natureza, a exemplo da análise de formigueiros. Quando as formigas limpam o formigueiro, pondo a comida velha para fora e trazendo comida fresca para dentro, é sinal de que estão se preparando para chuva.

Outra observação tem como referência a forma como o pássaro joão-de-barro está construindo seu ninho.

De acordo com a crença popular, se a entrada da casa estiver virada para o nascente, é sinal de que não haverá chuva. A análise da flor do mandacaru é outra técnica utilizada pelos Profetas das Chuvas do Sertão.

O encontro começa a partir das 8h, na Feira da Agricultura Familiar, e contará com apoio da prefeitura e as apresentações culturais dos cantores Zé de Almeida, Manoel Cruz e Olavo.

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH