Interior

14 de dezembro de 2019 11:08

No caminho do roteiro Lagoas e Mares do Sul

Roteiro turístico começa por Santa Rita - a maior ilha de laguna do Brasil - e segue por Massagueira, polo gastronômico e cultural

↑ Além das paisagens paradisíacas e fácil acesso à lagoa e às praias, Massagueira tem como grande atrativo sua culinária com produtos da região, unindo natureza e sabores inesquecíveis para quem a visita (Foto: Divulgação)

Ao atravessar a Ponte Divaldo Suruagy, sobre o canal da lagoa Mundaú, em direção a Marechal Deodoro, o olhar de qualquer um, morador local, visitante ou turista, sabe que entrou em um universo natural diferente. Primeiramente se vislumbra a Ilha de Santa Rita, que é a maior ilha de laguna do país, com mais de 12 km². Atualmente esta região é uma área de preservação ambiental em virtude da rica biodiversidade, formando uma das APA’s mais importantes de Alagoas. Logo em seguida, ao atravessar a ponte sobre a lagoa Manguaba, surge a Massagueira, de um lado a Velha, maior polo gastronômico de Alagoas e do outro lado a De Baixo, com uma das mais belas praias do Litoral Sul, a praia do Saco.

Distante cerca de 15 quilômetros de Maceió, a região é conhecida pelo seu povo hospitaleiro e pelas paisagens exuberantes que se formam ao longo do canal da Manguaba. O local inicialmente foi povoado por agricultores e pescadores que tiravam seu sustento do que a própria natureza oferecia. Parada obrigatória no antigo trajeto que se fazia para chegar a capital, através da lancha que transportava diariamente dezenas de pessoas entre as duas cidades, a Ilha de Santa Rita cresceu com a especulação imobiliária, mas famílias tradicionais ainda residem na comunidade.

Apesar de todas as mudanças ocorridas ao longo dos tempos, a cultura popular ainda é preservada. Um bom exemplo disso é a centenária procissão em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira do lugar e cuja data é comemorada no mês de maio. Na comunidade o visitante pode encontrar ainda restaurantes e um comércio que apesar de pequeno, supre as necessidades dos moradores.

A ilha, na verdade, é um complexo estuário lagunar, provavelmente o mais importante do Brasil, dividido pelas lagoas de Mundaú e de Manguaba, com diversas ilhas, canais e muitas atrações. É, reconhecidamente, a maior ilha lacustre do país, com um total de 1.260 hectares, abrigando diversos povoados, como Siriba, Santa Rita e Barra Nova. O local é hoje uma APA — Área de Preservação Ambiental, tendo em vista a sua diversidade de fauna e flora, porém, não vem sendo efetivamente tratado da forma como deveria, já que construção de mansões, casas em suas margens, a pesca predatória e o aterro dos manguezais são os principais riscos desse ecossistema. Na ilha existem diversos restaurantes e bares em seus canais.

Massagueira

Quem chega a Maceió ou vai a Marechal Deodoro, não pode deixar de conhecer as duas Massagueira, pertencente ao município de Marechal Deodoro. Ao atravessar a ponte sobre a Lagoa Manguaba, à direita, se encontra a Massagueira Velha, maior polo gastronômico de Alagoas, com dezenas de bares e ótimos restaurantes, local conhecido pela boa comida, preços bem menores do que Maceió ou das praias do litoral Sul e com cardápio bem variado, além de possuir como atrativo a bela lagoa Manguaba. Suas ruas estreitas ficam lotadas de carro no final de semana. São várias opções de restaurantes, para todos os gostos bolsos, a maioria é simples como o próprio lugar. Uma dica bem legal é passar dia nas praias do Francês, da Barra de São Miguel ou Gunga e parar no final da tarde para um almoço na Massagueira.

Ao longo da margem da AL 101 Sul, é também o caminho para as deliciosas guloseimas produzias na Massagueira. Na rua de acesso ao povoado ainda existem pequenos quiosques vendendo doces artesanais como cocadas, bolos, suspiros, frutas da época entre outras iguarias. Mas a maior variedade e quantidade esta no Drive da Cocada, estrutura montada pela prefeitura de Marechal Deodoro ara abrigas esses profissionais.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH