Interior

12 de dezembro de 2019 17:15

São Miguel dos Milagres está presente em mais uma edição da Feira dos Municípios

Segundo a secretaria de Turismo, Carol Lessa, 'São Miguel dos Milagres é um município muito rico quando se fala em artesanato'

↑ Foto: Reprodução

São Miguel dos Milagres, também conhecida como a capital da Rota Ecológica e o balneário das pousadas de charme, estará presente, a partir de hoje e até domingo, dia 15, na Feira dos Municípios Alagoanos, que vai acontecer no Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá. Com o tema ´´Conheça Milagres e se apaixone´´, o município quer mostrar aos presentes, que além das mais belas praias da região, tem também um rico artesanato, um excelente culinária e muitos outros atrativos para capturar o turista da capital e os visitantes que escolhem a cidade para passar uns dias ou mesmo no sistema de bate e volta, com saídas diárias de Maceió.

Segundo a secretaria de Turismo, Carol Lessa, ´´São Miguel dos Milagres é um município muito rico quando se fala em artesanato. Os materiais usados são diversos e produzem peças de alta qualidade. São mesas, balcões e cadeiras rústicas com restos de coqueiros, mangueiras e jaqueiras. São peças feitas de palha de coqueiro, de bananeira, conchas e bordados que produzem bolsas, chapéus, bandejas, caixas porta-treco e miniaturas de animais´´, afirmou a secretaria.

São tantos os nomes que de artesões no município, que colocam São Miguel dos Milagres como um lugar que produz os mais variados tipos de artesanato. Artesanato da Emanuelle, com aplicação em almofadas e blusas. Artesanato da Laudicéia, com aplicação em blusas, cangas e almofadas. Artesanato da Nazir, com peças de artesanato para decoração da casa, como caixas com divisórias, que serve para guardar talheres ou outro item que a criatividade mandar. Tudo feito com palha de ouricuri e de coco. Ela também fabrica brincos e pequenos enfeites para o cabelo. Mas o forte do seu artesanato é produtos para decoração da casa. Em Porto da Rua tem ainda a Casa do Turista, que o mais completo estoque de artesanato de toda a Rota Ecológica. Artesanato em jaqueira, mangueira, palha, fibra de coco e taioba. Ainda em Porto da Rua tem o artesanato da dona Nilda, com peças feitas de palha de coqueiro, de bananeira, conchas e bordado. Ela fabrica bolsas, chapéus, bandejas, caixas porta-treco e miniaturas de animais, como joaninhas, sapos e borboletas.

Em São Miguel dos Milagres, tem o artesanato do Nogueira, com esculturas em jaqueira e coqueiro. Tem também o artesanato do Genivaldo, com esculturas em jaqueira e coqueiro. No Povoado do Toque, tem as famosas sandálias artesanais do Lima. O Senhor Lima começou a fazer sandálias artesanais de palha, que ele recolhia na praia. Hoje, reproduz orgulhosamente modelos de sandálias de couro vendidas em lojas, faz seus próprios designs e assina tudo que produz com seu nome. Sua assinatura, tal como é manuscrita, é gravada na sola dos calçados que vende.

Fonte: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH