Interior

12 de dezembro de 2019 17:09

Governo do Estado investe em segurança e obras viárias no Litoral Sul

Renan Filho assinou ordem de serviço para a construção do Cisp de Coruripe, anunciou retomada do Pró-estrada e entregou uma viatura nova; em Piaçabuçu, inaugurou 6,5 quilômetros de vias urbanas pavimentadas

↑ Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, autorizaram o início das obras em Coruripe, durante a cerimônia (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

A agenda de trabalho do governador Renan Filho se concentrou, nesta quinta-feira (12), no Litoral Sul de Alagoas. Em Coruripe, ele assinou a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Já em Piaçabuçu, inaugurou vias urbanas implantadas pelo programa Pró-Estrada.

“Na manhã de hoje, vamos iniciar obras novas, dar continuidade às que estão em andamento e entregar o que já está pronto”, resumiu Renan Filho, ao lado do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão; dos deputados estaduais Ivan e Marcelo Beltrão, e do federal Marx Beltrão.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Cisp de Coruripe teve início por volta das 11h30. O governador e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, autorizaram o início das obras. Uma viatura foi entregue à Companhia de Polícia Militar (PM) de Coruripe, durante a cerimônia.

“Coruripe é um município grande em extensão rural e de população, também; temos cerca de 70 mil habitantes. Então, o Cisp vai ajudar bastante no policiamento e será um grande ganho para todos”, avaliou Joaquim Beltrão.

O Centro Integrado de Coruripe será do tipo l e vai concentrar os serviços das polícias Civil e Militar num único prédio, dotado de instalações modernas e confortáveis. O investimento na construção será de R$ 1,8 milhão, recursos do Tesouro Estadual.

“Esse será o primeiro Cisp a ser entregue no Estado em 2020. Eu espero, no máximo, em três meses e meio – já que a obra é rápida – voltar a Coruripe para entregar o equipamento 100% finalizado, fortalecendo a segurança do município”, projetou Renan Filho.

Lima Júnior ressaltou que, com o Cisp, as forças policiais terão maior capacidade de investigação e para realizar o patrulhamento das áreas urbana e rural. “Além do aumento do efetivo, será implantado, imediatamente após a instalação do Cisp, o Programa Força Tarefa, que fortalece ainda mais o policiamento”, acrescentou o secretário de Segurança Pública.

Até o momento, o Governo do Estado já construiu, em Alagoas, 23 Centros Integrados, que já estão em funcionamento, garantindo resultados efetivos no combate à violência em todas as regiões de Alagoas. “Onde o Governo do Estado instalou Cisp, a violência caiu, pelo menos, 50%”, revelou Renan Filho.

O Cisps em funcionamento estão instalados nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana e Marechal Deodoro.

Ainda em Coruripe, Renan Filho anunciou a retomada das obras do programa Pró-Estrada no município, que devem ser concluídas até o final deste ano.

Vias urbanas

Após as atividades em Coruripe, Renan Filho seguiu a Piaçabuçu, onde, ao lado do secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e do prefeito Djalma Beltrão, entregou 6,5 quilômetros de vias urbanas pavimentadas no povoado Penedinho e no Pontal do Peba.

“O Pró-Estrada era o sonho aqui dos moradores de Piaçabuçu e nós, graças a Deus e ao governador, realizamos esse sonho, que deixou a cidade muito mais bonita”, comemorou Djalma Beltrão.

As obras beneficiam diretamente 25 mil pessoas e geraram 30 empregos durante a execução. O Governo do Estado investiu R$ 1,8 milhão, garantindo mais segurança viária, urbanização, comodidade e qualidade de vida à população.

Os serviços foram realizados por meio do Pró-Estrada. Desde 2016, o programa implanta e recupera a malha viária estadual, além de pavimentar vias urbanas nos municípios alagoanos.

Ao todo, já são mais de 90 municípios beneficiados e 1200 quilômetros contemplados dos 1800 que compõem a malha viária estadual. Treze dos 14 municípios da região Sul do Estado já foram beneficiados pelo programa, seja com a recuperação de estradas, pavimentação de vias urbanas ou implantação de novas rodovias.

Atendendo a solicitações do prefeito de Piaçabuçu, o governador garantiu que vai concluir as obras de construção das casas do bairro Paciência, pavimentar as vias da localidade, colaborar financeiramente com a Maternidade Municipal, instalar um posto de atendimento do Instituto de Identificação na cidade e construir um reservatório pulmão para reforçar o abastecimento de água em Piaçabuçu.

“Já entregamos o novo sistema, mas vamos construir o reservatório pulmão para levar mais água às pessoas e acabar, de uma vez por todas, com o problema da água de Piaçabuçu”, garantiu Renan Filho.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Severino Carvalho

Comentários

MAIS NO TH