Interior

17 de outubro de 2019 10:21

Maragogi, o mais famoso balneário do litoral Norte, também recebe as manchas de óleo cru

Pelo menos três prais da cidade foram atingidas

↑ Limpeza da praia central de Maragogi (Foto: Ascom Maragogi)

As manchas de óleo cru seguem implacáveis atingindo centenas de praias do Nordeste, não poupando nem aquelas mais protegidas. Na tarde de ontem as manchas atingiram pelo menos três praias de Maragogi, o último município do litoral Norte que ainda não havia recebido o óleo. A praia de São Bento, na divisa com Japaratinga, onde foi encontrada inclusive uma tartaruga agonizante, sufocada pelo óleo; a praia central da cidade e a noite manchas foram vistas na praia de Barra Grande, em direção a Pernambuco. Já na manhã dessa quinta-feira o óleo apareceu na famosa praia da Bruna, ou Xaréu, uma das mais visitas da região. Felizmente as piscinas naturais, as famosas galés, não foram atingidas. Imagens gravadas com drone da Secretaria de Meio Ambiente durante as primeiras horas da manhã de hoje comprovam que as piscinas não foram atingidas.

Tão logo que a notícia se espalhou pela cidade na tarde de quarta-feira, o que se viu em seguida foi uma ação conjunta e organizada entre secretarias municipais e equipes de voluntários formadas por empresários do setor turístico e centenas de moradores, que providenciaram um mutirão e mantiveram a situação controlada, com um trabalho que varou a madrugada. Nessa manhã várias equipes da prefeitura e voluntários também fizeram a limpeza da praia do Xaréu.

Os primeiros sinais da chegada do petróleo cru aconteceu na pitoresca praia de São Bento, quando pescadores e moradores avisaram imediatamente as autoridades municipais. Centenas de moradores iniciaram logo em seguida a limpeza. Com a chegada de máquinas da prefeitura e equipes da Defesa Civil o trabalho, que varou a madrugada, rendeu seus frutos. A praia amanheceu limpa. Depois o mutirão continuou na praia central e Barra Grande. O mesmo resultado: praias limpas na manhã dessa quinta.

Nesse momento o trabalho de limpeza e remoção do óleo esta acontecendo na praia do Xaréu, ou praia da Bruna, assim batizada em homenagem a atriz Bruna Lombardi. Os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente continuam monitorando todas as praias ainda não atingidas e sobretudo, as piscinas naturais, que manteve o fluxo de visitas turísticas normalmente.

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH