Interior

14 de outubro de 2019 09:45

Golfinho com manchas de óleo é encontrado morto em Feliz Deserto

Encalhe ocorreu na tarde de domingo (13); segundo Instituto Biota, causa da morte não está relacionada às manchas de óleo

↑ Golfinho com manchas de óleo encalhou morto em Feliz Deserto (Foto: Cortesia / Instituto Biota)

Um golfinho (boto-cinza) da espécie Sotalia guianensis foi encontrado morto e com três manchas de óleo no município de Feliz Deserto, em Alagoas. O animal também apresentava marcas de corda e quadro de afogamento, o que segundo o Instituto Biota pode ter sido a causa da morte.

O animal foi identificado na tarde de ontem (13). As manchas de óleo, segundo o Biota, não causaram danos na pele do animal e devem ter ocorrido após o afogamento.

“Boto-cinza, macho, com 178 cm. Apresentava três manchas de óleo externamente, sem ocasionar danos na pele. Não foi observado presença de óleo no trato digestivo e respiratório. Mas o animal apresentava marcas de corda no rosto e flanco, além de alterações no trato respiratório, compatíveis com o quadro de afogamento. Indicando que o animal veio a óbito possivelmente por interação com pesca”, esclareceu o Instituto Biota.

Equipe do Instituto Biota esteve no local para análises Foto: Cortesia/Instituto Biota

Este é o sexto animal encontrado com a presença de óleo no litoral alagoano. Ao todo, duas tartarugas vivas foram resgatadas, além de 3 tartarugas mortas e agora o golfinho.

“Esse golfinho apesar de ter manchas de óleo, sua morte não está relacionada a isso. Provavelmente o animal se manchou apos o encalhe, devido as características das manchas no corpo dele”, detalhou o Instituto.

Fonte: Redação

Comentários

MAIS NO TH