Interior

20 de setembro de 2019 14:49

Ato contra privatizações reúne estudantes e lideranças sindicais em Arapiraca

Manifestantes defenderam a autonomia das universidades públicas e a garantir dos direitos dos trabalhadores

↑ Representantes de entidades defendem as empresas estatais e a soberania nacional Fotos: Cortesia

Estudantes, lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais participaram, na manhã desta sexta-feira (20), em Arapiraca, de um ato público contra os cortes de verbas nas universidades públicas e o projeto de privatização de empresas estatais no Brasil.

A mobilização ocorreu na concha acústica da Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, e também alertou a sociedade para a defesa da Educação pública, da Amazônia e contra a reforma da previdência e em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

O ato contou com a presença do presidente do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), professor Paulo Henrique; o presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), professor Luiz Gomes, o Luizinho, além de representantes do Sindidato dos Servidores Públicos de Arapiraca (Sindsar), do Sinteal de Palmeira dos Índios e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Clara Lopes.

Além das tradicionais faixas, cartazes e bandeiras, os manifestantes conversaram com as pessoas que passavam pelo centro de Arapiraca.

“O governo Bolsonaro quer acabar com a autonomia das universidades públicas e retirar cada vez mais os direitos dos trabalhadores. Por isso, estamos nessa resistência dentro e fora do ambiente acadêmico de rejeição a esses projetos de desmonte das estatais”, pontuou.

Maria Clara Lopes revelou que, nos próximos dias 2 e 3 de outubro, haverá outra mobilização nacional, organizada pela União Nacional dos Estudantes (Une), em defesa das universidades e da educação pública no país.

Fonte: Tribuna Hoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH