Interior

Termina nesta quarta as inscrições para o Ecociclo em Maragogi

Com o slogan “sinta essa energia”, o evento de ecoturismo pretende reunir 500 ciclistas de cidades da região Norte de Alagoas e do litoral Sul de Pernambuco

Por Assessoria 18/09/2019 09h46
Termina nesta quarta as inscrições para o Ecociclo em Maragogi
Reprodução - Foto: Assessoria

Um passeio ciclístico de mais de nove quilômetros em estradas de terra com direito a trilha numa paisagem de árvores centenárias, como aquela do famoso Visgueiro, na zona rural de Maragogi. Esse é o percurso do Sexto Ecociclo, projeto do Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi, que será realizado no próximo dia 29 de setembro.  Quem quiser participar ainda dá tempo, pois as inscrições estão abertas até essa quarta-feira, dia 18 e custam R$ 20, mais um quilo de alimento não perecível. Podem ser realizadas no campus ou pelo instagram @ecociclo2019.

Com o slogan “sinta essa energia”, o evento de ecoturismo pretende reunir 500 ciclistas de cidades da região Norte de Alagoas e do litoral Sul de Pernambuco, como Barreiros e São José da Coroa Grande. “O Ecociclo conscientiza a população mostrando que é possível se divertir de maneira sustentável usando a bicicleta, que é um meio de transporte não poluente, e ao mesmo tempo incentiva a prática de atividade física”, afirma um dos coordenadores do evento, José Eudes Silva dos Santos. A organização do Ecociclo conta com uma equipe de 55 pessoas.

Conforme José Eudes dos Santos, a sexta edição da atividade começa a partir das 7h, no campus Maragogi. Haverá café da manhã, aula de zumba, sorteios de bicicletas e passeios turísticos. Em seguida, os ciclistas percorrem os nove quilômetros em direção à trilha do Visgueiro, localizada no Assentamento Água Fria. Lá, eles percorrem outros dois quilômetros e meio dentro da mata fechada. No percurso, haverá caminhões para transporte de bicicletas e ônibus para quem optar por fazer apenas a trilha.

Segundo o professor Ayrton Pereira Correia de Barros Júnior, além de incentivar a preservação ambiental, o Ecociclo é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, no curso de Hospedagem. “Eles compreendem agora todo o evento em suas quatro fases: o planejamento dele, a produção de peças publicitárias, a captação de recursos e sua execução, desde a montagem de mesas de café da manhã à coordenação dele”, elenca. Ele acrescenta que a etapa mais difícil para os alunos é a fase de captação de recursos, pois é o momento em que fazem contato com empresários e clientes para parcerias de divulgação