Interior

Maragogi deve ser o primeiro município do Litoral Norte com sistema de coleta seletiva

Por Sucursal Região Norte com Claudio Bulgarelli com Assesoria 13/09/2019 09h53
Maragogi deve ser o primeiro município do Litoral Norte com sistema de coleta seletiva
Reprodução - Foto: Assessoria

Mesmo sendo um dos primeiros municípios da região Norte que buscou resolver o problema dos resíduos sólidos, enviando seu lixo para um aterro sanitário legalizado mesmo antes do final do prazo estipulado por lei, Maragogi dá mais um importante passo e começa a implantar um sistema de coleta seletiva na cidade, que engloba os princípios econômicos, ambientais e sociais.

O projeto foi apresentado pela gerente de resíduos sólidos Elaine Gomes Melo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH-AL), para o prefeito Sérgio Lira e membros do Comitê, formado por representantes de algumas secretarias municipais.

Mediante a formalização da estruturação do comitê, foram apresentados: os benefícios do projeto de implantação da coleta seletiva; oficinas de capacitações e educação ambiental; acompanhamento das ações voltadas a gestão integrada dos mesmos, dentro de uma visão técnica viável e com a conscientização da população.

Segundo o prefeito Sérgio Lira, a implementação de diversas políticas tem transformado a realidade do município. “Este trabalho segue sendo ampliado de modo a cumprirmos todas as metas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse.

Cada secretaria vai apresentar o seu plano de participação no projeto de implantação da coleta seletiva. “É o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo, e sua importância é justamente a redução dos impactos ambientais”, finalizou o prefeito.

Na ocasião, o prefeito Sérgio Lira assinou a portaria que institui o Comitê Gestor para a implantação da coleta seletiva municipal, em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010, de 02 de agosto de 2010.

Foram nomeados para compor o Comitê Gestor Municipal os seguintes membros: Presidente, Márcia Fidélis, secretária municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda e Coordenador, Gabriel Vasconcelos,secretário municipal de Meio Ambiente.