Interior
Maragogi deve ser o primeiro município do Litoral Norte com sistema de coleta seletiva
Mesmo sendo um dos primeiros municípios da região Norte que buscou resolver o problema dos resíduos sólidos, enviando seu lixo para um aterro sanitário legalizado mesmo antes do final do prazo estipulado por lei, Maragogi dá mais um importante passo e começa a implantar um sistema de coleta seletiva na cidade, que engloba os princípios econômicos, ambientais e sociais.
O projeto foi apresentado pela gerente de resíduos sólidos Elaine Gomes Melo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH-AL), para o prefeito Sérgio Lira e membros do Comitê, formado por representantes de algumas secretarias municipais.
Mediante a formalização da estruturação do comitê, foram apresentados: os benefícios do projeto de implantação da coleta seletiva; oficinas de capacitações e educação ambiental; acompanhamento das ações voltadas a gestão integrada dos mesmos, dentro de uma visão técnica viável e com a conscientização da população.
Segundo o prefeito Sérgio Lira, a implementação de diversas políticas tem transformado a realidade do município. “Este trabalho segue sendo ampliado de modo a cumprirmos todas as metas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse.
Cada secretaria vai apresentar o seu plano de participação no projeto de implantação da coleta seletiva. “É o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo, e sua importância é justamente a redução dos impactos ambientais”, finalizou o prefeito.
Na ocasião, o prefeito Sérgio Lira assinou a portaria que institui o Comitê Gestor para a implantação da coleta seletiva municipal, em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010, de 02 de agosto de 2010.
Foram nomeados para compor o Comitê Gestor Municipal os seguintes membros: Presidente, Márcia Fidélis, secretária municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda e Coordenador, Gabriel Vasconcelos,secretário municipal de Meio Ambiente.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões