Turismo

Maragogi é o único município da Costa dos Corais que recebeu categoria A

Maragogi, o principal destino turístico do litoral Norte, aparece ao lado de outras 124 localidades brasileiras na mesma categoria

Por Cláudio Bulgarelli com Sucursal Litoral Norte 01/09/2019 12h03
Maragogi é o único município da Costa dos Corais que recebeu categoria A
Reprodução - Foto: Assessoria

Dos 8 municípios que compõe o circuito turístico da região da Costa dos Corais, no norte de Alagoas, inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, edição 2019 a 2021, apenas Maragogi recebeu indicação na categoria A. Japaratinga ficou com a categoria B, enquanto São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras receberam a categoria C. Os outros quatro; Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e Porto Calvo ficaram com a categoria D. Maragogi, o principal destino turístico do litoral Norte, aparece ao lado de outras 124 localidades brasileiras na mesma categoria, que contemplou os municípios com maior fluxo turístico e número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem.

Nas classes B e C constam 514 e 476 municípios, respectivamente, onde estão inseridos Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. O grupo D reúne a maioria das cidades, com 1.522. A última categoria inserida, a E, concentra 377 entes municipais, mas sem fluxo turístico expressivo e nem empregos e estabelecimentos. O Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 foi instituído pelo Ministério do Turismo (MTur) e atualizado no Diário Oficial da União e indica 2.694 Municípios, que compõem 333 regiões turísticas, a serem priorizados pela Política Nacional de Turismo. Essas localidades devem receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor.

Instrumento criado no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas, o Mapa é atualizado a cada dois anos. A versão anterior, de 2017, contava com 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas. As localidades integrantes foram indicadas pelos órgãos estaduais de turismo, em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios previamente definidos.

Em 2016, o Mapa foi definido com 2.175 municípios integrantes. Por conta de forte ação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), novo mapeamento foi divulgado em 2017 com mais 1.110 localidades. Os números foram resultado de ação da Confederação de divulgação e conscientização dos gestores locais para a importância de fazer parte do mapeamento. Agora, apesar do aumento de cinco regiões a serem exploradas, do mapa anterior para esse, 591 localidades ficaram de fora do Mapa.