Interior

13 de agosto de 2019 09:17

Cidades da Costa dos Corais comemoram publicação do Mapa do Turismo

Todos os municípios da região estão inseridos na rota e cinco polos são incluídos em programa para receber investimentos

↑ Municípios receberão verbas para investimentos em rotas turísticas (Foto: Kaio Fragoso)

Em menos de 10 dias, os municípios da Costa dos Corais podem realmente comemorar duas ótimas notícias. A primeira é que o novo Mapa do Turismo de Alagoas, validado junto ao Ministério do Turismo, composto por 50 municípios divididos em sete regiões turísticas, incluiu todas as cidades da conhecida região turística do Norte de Alagoas. A notícia mais importante, no entanto, é que o próprio Ministério do Turismo, durante o lançamento do programa Investe Turismo, uma semana depois, inseriu cinco importantes polos turísticos da região para serem contemplados com investimentos do Governo Federal.

Para o novo Mapa do Turismo 2019, as sete regiões se mantém as mesmas da configuração anterior, são elas: Costa dos Corais (Litoral Norte), Lagoas e Mares do Sul (Litoral Sul), Caminhos do São Francisco (Alto e Baixo São Francisco), Grande Maceió (Região Metropolitana), Agreste, Quilombo e Caatinga (Alto Sertão). A novidade é que com essa configuração será possível dirigir esforços e recursos somente para estes municípios que têm maior potencial turístico, já que a presença do município no mapa garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos da cidade, com políticas públicas, estruturação de produtos turísticos e ações promocionais dos destinos.

Na região da Costa dos Corais, os municípios que fazem parte da nova configuração do Mapa do Turismo são os que se encontram ao longo do litoral, começando por Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi, além de Porto Calvo, por sua importância histórica.

A segunda boa notícia, comemorada pelos gestores municipais, é que o Ministério do Turismo, durante o lançamento do programa Investe Turismo, incluiu cinco municípios da Costa dos Corais que receberão investimentos para estruturar as rotas turísticas do Estado. Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi agora fazem parte do programa para investimentos em rotas turísticas.

Em todo o Brasil serão 30 rotas, com um investimento de 500 milhões de reais, divididos em duas etapas. Segundo comunicado do MinTur, o programa pretende trabalhar em três vertentes. A primeira é da promoção das rotas já definidas; a segunda engloba a capacitação profissional dos trabalhadores do setor turístico nos municípios e a terceira etapa passa pela realização de estudos de viabilidade de investimentos para melhorar a infraestrutura receptiva para os turistas.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH