Interior

Ponte desaba e preocupa moradores e motoristas em São Luís do Quitunde

Fortes chuvas que caíram nas últimas semanas, podem ser o motivo principal da queda

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 17/07/2019 10h33
Ponte desaba e preocupa moradores e motoristas em São Luís do Quitunde
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma ponte desabou no município de São Luís do Quitunde, na região Norte de Alagoas. O equipamento desabou nesta terça-feira (16) na comunidade da Ilha do Rato, que faz a ligação com o conjunto Santo Inácio. Os moradores da Ilha do Rato tiveram um grande susto quando ouviram o som da ponte desabando. Apesar da queda, ninguém ficou ferido. O equipamento, que foi construído há anos pela Usina Santo Antônio, indústria açucareira que atua na região, deve receber inspeção de técnicos da Defesa Civil para apontar as causas. Mas as fortes chuvas das últimas semanas pode ser o motivo principal da queda.

Segundo moradores da localidade, não é a primeira vez que o fato acontece nem no município e nem na região, o que aumenta a preocupação de motoristas que transitam pelo norte de Alagoas, com suas dezenas de pontes. Em setembro do ano passado, no mesmo município, a cabeceira de uma ponte cedeu também devido às fortes chuvas que caíram na região. Apesar do deslizamento, não houve registro de feridos e a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) enviou equipes para o local, para realizar os reparos necessários.

Dessa vez a prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti agiu rápido e se manifestou sobre o caso, prestando solidariedade aos moradores da Ilha do Rato. Afirmou que entrará em contato com a direção da Usina Santo Antônio para firmar uma parceria com a empresa para que seja construída uma nova ponte o mais rápido possível.

[caption id="attachment_314150" align="aligncenter" width="1024"] Chuvas contribuem com fragilidade de pontes que carecem de manutenção (Foto: Isac Silva)[/caption]

Na mesma época do ano passado um enorme buraco na cabeceira da ponte do rio Mucaitá, em Porto Calvo, se abriu e deixou condutores que trafegam pela região bastante preocupados. Ainda em 2018, parte do corrimão da ponte sob o rio dos Paus, na rodovia AL 101 Norte, em Maragogi, se rompeu e causou perigo aos pedestres e condutores de veículos. O equipamento ficou mais de dois meses quebrado. Em ambas as ocasiões o Departamento de Estradas de Rodagens de Alagoas informou que enviou técnicos ao local para solucionar o problema.

Apesar da constante manutenção dos equipamentos, o ultimo grande restauro das pontes da região Norte foi em agosto de 2015. Naquela época o DER iniciou o trabalho de restauração das pontes da região Norte. As ações foram no sentido de dar maior segurança para condutores e pedestres. Inicialmente as ações visaram recuperar as varandas (guarda-corpos) das pontes, desde Maragogi até Maceió.