Interior

10 de julho de 2019 10:13

Chuvas abaixo da média exigem atenção no consumo de água

Agreste Saneamento compartilha dicas de uso consciente com a população

↑ Ilustração

A previsão dos especialistas é que o inverno 2019 seja menos chuvoso em Alagoas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O estudo, realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), aponta que as regiões Agreste e Sertão devem continuar sofrendo com a seca, com quantidade de chuvas abaixo da média e água insuficiente para encher os reservatórios. 

Diante desse cenário, a Agreste Saneamento, empresa que atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) em dez municípios do interior alagoano, reforça a necessidade da população adotar hábitos de uso racional da água também durante o inverno.

De acordo com Mikael Vasconcelos, supervisor operacional da Agreste Saneamento, o simples hábito de prolongar o banho com água morna, tão comum nesse período, já que fica mais difícil sair debaixo da água quentinha, pode prejudicar a meta de economizar água. “Se você espera a água esquentar antes de entrar no banho, deixe um balde embaixo do chuveiro e aproveite a água acumulada para lavar a louça ou o quintal”, sugere o engenheiro. Ele acrescenta ainda que, no inverno, é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com esses cuidados, é possível economizar até 96 litros de água por dia, ou mais de 35 mil litros por ano.

Confira algumas dicas de consumo consciente:

  1. Tome banhos mais curtos, cinco minutos são suficientes para higienizar todo o corpo;
  2. Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada;
  3. Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os retos de alimento e jogue-os no lixo;
  4. Reutilize a água da máquina de lavar roupa para outras tarefas, como lavar o carro ou quintal;
  5. Utilize a vassoura para limpar a calçada;
  6. Use um regador para aguar as plantas;
  7. Certifique-se de que não há vazamentos ou torneiras pingando em sua casa ou estabelecimento.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH