Interior

17 de março de 2019 20:13

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios começa implantação de CTA

Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) do município realizará testes de HIV, sífilis e hepatites B e C

↑ (Foto: Assessoria da Prefeitura de Palmeira dos Índios)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem se preparado para a implantação do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) do município. O CTA realizará testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. O serviço atenderá a 8ª Região de Saúde.

Na última semana, a gerente de Vigilância em Saúde, responsável pelo Programa IST/Aids de Palmeira Myria Sá, e a responsável pelo Laboratório Remi Maia Leide Alencar, realizaram um curso junto à área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Secretaria do Estado de Saúde (SESAU) para trabalhar a implantação
desta unidade.

O CTA será mais um instrumento utilizado pelo município, uma vez que já são realizados testes em todas as Unidades Básicas de Saúde. A diferença é que as unidades atendem apenas a população palmeirense. Já o CTA, além de Palmeira, assistirá todos os municípios que compõem a 8ª Região.

A gerente Myria Sá comemora a implantação do CTA. “Um diagnóstico precoce dá o direito do paciente receber o tratamento em tempo hábil e, ter uma vida tranquila, assim como receber as orientações e informações que precisam para conhecer sua patologia e seguir adiante”, disse Myria Sá.

Fonte: Assessoria / Prefeitura de Palmeira dos Índios

Comentários

MAIS NO TH