Interior

26 de fevereiro de 2019 09:10

Carnaval do litoral norte terá internet 100% de fibra óptica

Rota Ecológica e Japaratinga terão, até sexta-feira, atendimento da Litoral Telecom para garantir mais qualidade a usuários

↑ Japaratinga (Foto: Claudio Bulgarelli)

A empresa Litoral Telecom, pioneira no Litoral Norte no oferecimento de serviços de internet, anunciou que até sexta-feira, toda a Rota Ecológica e o município de Japaratinga, terão 100% de rede de fibra ótica já em funcionamento para o Carnaval, com transmissão de dados e voz em longas distâncias com pouca perda de sinal e mais qualidade, além de altas velocidades. Dessa forma, será possível baixar programas e músicas muito mais rápido e tempo de espera por downloads reduzido ao mínimo.

A medida atende usuários corporativos e físicos, além de milhares de turistas, que vão poder usufruir durante esse Carnaval em toda a Rota Ecológica e Japaratinga.  A Litoral Telecom tem investido alto nessa nova tecnologia de internet em alta velocidade. A migração já está sendo feita do Passo de Camaragibe até Porto de Pedras.

A fibra ótica não envia dados da mesma maneira que os cabos convencionais. Para garantir mais velocidade, todo o sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores. Há dois modos de converter os dados: por laser e por LED, respectivamente, fibras monomodo e multimodo. Sem essa conversão, os dados enviados e recebidos não poderiam desfrutar das mesmas larguras de banda. Nesse momento, surge a necessidade dos cabos de fibra ótica, pois são eles que permitem a velocidade e a qualidade superiores às oferecidas pelos tradicionais cabos de cobre.

As diretoras da Litoral Telecom, empresárias Fabricia Oliveira e Manuelle Mota, afirmam que a mesma tecnologia que a empresa usa para os clientes corporativos também vai poder ser usada para os clientes residenciais a partir de sexta-feira, dia 1 de março. “A qualidade do serviço e estabilidade do sinal era uma reivindicação de todos os nossos clientes. Começamos pelas empresas, sobretudo nas pousadas, que dependem muito de internet para fechamento de negócios nas reservas. Assim com esse sinal, o turista que esta hospedado, também vai ter alta performance no sinal de wifi. Investimos muito para atender a Rota Ecológica e Japaratinga. Próximo passo e investir em direção a Maragogi. Sabíamos que a tendência era que a rede cabeada ia morrer.  Estamos antecipando isso”, afirma Fabrícia Oliveira.

 

Maragogi

 

Pesquisas divulgadas sobre acesso à internet e telefonia celular constatam que Alagoas é um dos estados que mais avança em inclusão digital, aumentando consideravelmente volume de conectividade à rede mundial de computadores. Em 2005, apenas 7,6% dos alagoanos tinham acesso à internet. Em 2011, este número aumentou para 34,3%. A média de acesso no Nordeste é de 25,1%.

Sempre conectado, o prefeito Sérgio Lira inseriu a prefeitura de Maragogi no Programa Internet para Todos, do Governo Federal, através do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Programa visa promover a inclusão digital e levará conexão banda larga para regiões e localidades onde o serviço não é disponibilizado.

Já foi instalado um ponto de aparelho GPS no Assentamento Aquidaban, zona rural do município, para que ali sejam colocadas as antenas de Internet. O programa irá contribuir, sobretudo, para o desempenho escolar de jovens da zona rural. Maragogi foi um dos municípios contemplados pelo programa e vai beneficiar 14 assentamentos em todo o município.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH