Interior

5 de janeiro de 2019 13:49

Número de doadoras de leite cresce 60% em Arapiraca

Aumento foi registrado nos últimos três anos

↑ Banco de Leite Humano tem hoje 32 doadoras em Arapiraca (Foto: Samuel Alves / Cortesia)

O leite materno é fundamental para salvar vidas de recém-nascidos e ajudar no desenvolvimento saudável das crianças.

Com mais de dez anos de atividades, o Banco de Leite Humano Ivete França, de Arapiraca, já registra, nos últimos três anos, um crescimento da ordem de 60% no número de doadoras.

As estatísticas mostram que, no ano de 2015, havia um cadastro de 20 mulheres que doavam, periodicamente, o leite para alimentar crianças prematuras e, também, gerar estoque para reforçar o trabalho da equipe.

Segundo revela a gerente do Banco de Leite Humano de Arapiraca, Epoliana Garrote, o cadastro, hoje, é de 32 doadoras. “É um número até maior em relação aos anos anteriores, mas ainda não é suficiente para manter o estoque satisfatório de leite, uma vez que a quantidade de leite doado por mulher varia bastante”, observa.

Tem doadora que consegue fornecer meio litro e outras até um litro por semana. Epoliana Garrote salienta que o principal foco de trabalho da equipe, para este ano, será intensificar as ações de divulgação do serviço do banco de leite, bem como o incentivo à amamentação e doação.

A gerente explica que as ações serão desenvolvidas na área da Atenção Básica, em parceria com as unidades básicas de saúde e maternidades, com visitas às enfermarias. “Também realizaremos atualizações para os profissionais das maternidades acerca da amamentação e incentivo à doação do leite”, acrescenta.

Desde a sua inauguração, em 2008, foram contabilizados mais de 10 mil atendimentos e mais de 2.500 mil litros de leite doados.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Davi Salsa – Sucursal Arapiraca

Comentários

MAIS NO TH