Interior

Escritores tomam posse na Academia de Letras de São Luís do Quitunde

Evento aconteceu na Escola Estadual Messias de Gusmão, no centro da cidade

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 21/11/2018 08h20 - Atualizado em 18/05/2022 18h18
Escritores tomam posse na Academia de Letras de São Luís do Quitunde
Reprodução - Foto: Assessoria

Um evento histórico marcou o último final de semana na cidade de São Luís do Quitunde. Foi a primeira solenidade da Academia Quitundense de Letras, a AQL, que deu posse aos seus primeiros acadêmicos. O evento aconteceu na Escola Estadual Messias de Gusmão, no centro da cidade, e reuniu dezenas de pessoas, entre os imortais, familiares, políticos, escritores e muitos convidados.

Estavam presentes o vice-presidente da Federação das Academias de Letras do Estado de Alagoas, Moezio Vasconcellos, a presidente da Academia de Artes e Letras do Nordeste, Nara Sá, o presidente da Academia Alagoana de Cultura, Olegário Venceslau, e o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), regional de Alagoas, Jorge Luiz, além dos escritores de São Luís do Quitunde e várias outras partes de Alagoas.

O presidente da AQL, Anobelino Martins, explica que a fundação da entidade quitundense é um esforço dos escritores da terra a fim de preservar e resgatar a rica história literária do município. “São Luís do Quitunde é terra de escritores. É nosso papel honrar o nome dos gigantes da literatura alagoana que nasceram aqui, em um passado não tão distante. A Academia Quitundense de Letras também é uma forma de reconhecer os escritores do presente”, disse.

Foram empossados na solenidade o filósofo e professor Anobelino Martins da Silva; o  advogado e ensaísta Isaque Rafael da Silva Santos Lins; o padre e historiador Alex Sandro da Silva; o jornalista e repórter Abidias Martins da Silva; a poetisa e professora Josélia Nascimento da Silva; o compositor e professor Tadeu Barbosa dos Santos; o padre e poeta Elison Silva Santos; a ensaísta Estefáne Carvalho do Nascimento e o roteirista e professor Antônio Nascimento da Silva.