Interior

13 de novembro de 2018 16:56

Arapiraca divulga a programação da 1ª Feira Literária do município

Evento gratuito que movimentará Alagoas entre os dias 15 e 18 de novembro, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro do município

↑ Feira Literária de Arapiraca (Foto: Divulgação)

O verbo se fez carne, se fez homem. E este mesmo homem fez, então, toda a frase com sujeito e predicado.

Como é bela a possibilidade de descrever as coisas que estão ao nosso redor. O advento da palavra nos trouxe isso: poder registrar em papel tudo o que está ao alcance dos olhos e dos sentidos.

Mas antes de ela ser impressa e colocada à prova da memória, a palavra foi falada. Foi cantada. Por isso, este ano, já em sua primeira edição, a Feira Literária de Arapiraca (Fliara) faz reverência aos nossos – tão nossos – “Versos Populares”.

É este o tema do evento gratuito que movimentará Alagoas entre os dias 15 e 18 de novembro, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro.

Serão quatro dias em que a palavra estará manifestada em cada canto, em cada conto, em cada conta. Em cada variação daquilo que pode ser chamado de Arte.

A vocação de Arapiraca veio do meio de sua tradicional feira livre, já considerada uma das maiores do Brasil, onde se vendia de tudo: de peças de couro a cordéis, de rolos de fumo a sonhos.

Em uma realização da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) e da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE), na programação, há saraus, mesas temáticas, oficinas culturais, exposições de artes plásticas e de filmes, piquenique literário – direcionado para as crianças –, venda e doação de livros e muito mais. Tudo isso sempre das 14h às 22h, de forma gratuita, transformando a praça num verdadeiro corredor cultural. Numa verdadeira feira livre da palavra. Mas não livre dela.

foto 1

O paraibano Jessier Quirino é um dos maiores nomes atuais da poesia popular (Foto: Divulgação)

Banca Mestre Nelson Rosa

Arriete Vilela, Maitê Proença, Jessier Quirino, José Inácio Vieira de Melo, Cícero Manoel, Marlon Silva, Cosme Rogério Ferreira, Nilton Resende, Robson Cavalcante, Marta Eugênia, Jurandy Valença, Wado, Bruno Ribeiro, Zé de Quinô, Laura Emília Araújo, Afrísio Acácio, Luciano José, João de Lima, Claudemir Calixto, Cartuxo, Regina Barbosa, Milene Lima, Cárlisson Galdino, Breno Airan, Alexsandro Alves e Milton Rosendo.

Todos estes operários e operárias da palavra vão trabalhar em cima dela na Banca Mestre Nelson Rosa, com as mesas literárias “Versos Populares”; “A Força da Liguagem Popular na Atualidade”; “Engajamento Como Função da Arte Literária”; “Poesia Para Quê? Para Quem?”; “A Representatividade da Mulher na Literatura”; Escrevendo Arapiraca”; “A Produção Independente e o Fomento Literário no Cenário Nacional”; “O Cotidiano Como Espaço da Escrita”; “As Literaturas Alagoanas”; e “Música e Literatura: Lirismo Presente”.

Esta será a principal banca da feira, com atividades às 16h, 18h e 20h. Apenas na abertura, na próxima quinta-feira (15), é que o horário será de 17h.

foto 2

Atriz e escritora Maitê Proença participará desta 1ª edição da feira (Foto: Divulgação)

Banca Café João Caboclo Linho

Neste ambiente especial, haverá um espaço de convivência, performances e lançamentos de livros, contando com um palco aberto, sempre das 17h às 20h.

Os interessados em participar destas investidas para expor os seus trabalhos (sejam eles musicais, teatrais, literários etc.) devem se inscrever até a próxima terça (13) através do contato.fliara@gmail.com (saiba mais neste endereço http://web.arapiraca.al.gov.br/2018/11/fliara-abre-espacos-para-lancamentos-de-livros-e-intervencoes-artisticas/ ).

Até a publicação desta matéria, já estavam confirmadas por lá a presença do escritor e ilustrador Frank Kiliel, lançado em inglês seu segundo livro “The Taquar Gates”, às 19h da sexta (16); e da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), a partir das 18h de sábado (17), com mesa-redonda e relançamento de livros de escritores-acadêmicos.

foto 3

O poeta arapiraquense José Inácio Vieira de Melo é um dos grandes destaques (Foto: Divulgação)

Fliarinha e Piquenique Literário

A Fliara é a mãe e a Fliarinha, filha. Dentro da feira, ocorrerá um momento muito especial com um conteúdo voltado para os nossos pequenos arapiraquenses, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) seccional Arapiraca.

Durante todos os dias, das 14h às 18h, haverá oficinas e contação de histórias infantis.

Ali perto, estará acontecendo das 15h às 18h o Piquenique Literário, idealizado pela conselheira tutelar e amantes das letras Joelma Araújo, também com contação de histórias e vivência literária.

foto 4

A força da mulher na literatura alagoana será bem representada por Arriete Vilela (Foto: Divulgação)

Museu Zezito Guedes

Numa das mais importantes casas mnemônicas de Arapiraca, o Museu Zezito Guedes, as artes plásticas vão tomar todas as partes com a exposição “Arapiraca e Região em Arte”.

Esta é uma realização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Arapiraca através de um projeto de extensão, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

A mostra se iniciará durante a Fliara e deve se estender até o dia 15 de dezembro, tendo entrada franca.

Com a pintura, participam os artistas Cícero Brito, Cícero Dário Vieira, Dija Florentino, Evoneide Lima, Edimario Calixto, Giovanna Fonseca, Laércio Moreno e Gerzun Lopes.

Já no desenho, temos Aldiclicio dos Santos, Júnior Kowalski, Milena Carolinne, Rafael Lima e Roberto Vieira. Na escultura, Daniele Marques, Jackson Lima e Aderval Monteiro.

Trazendo o String Art, o casal Ruan Teixeira e Camila Costa. E finalizando com traço inovador, em Arte e Tecnologia, Judivan Lopes.

foto 5

A editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos trará parte de seu rico acervo (Foto: Divulgação)

Banca dos Livros

A Praça Luiz Pereira Lima estará tomada por estandes. Alguns deles serão dos parceiros da Fliara, como o Senac, o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (IOGR) – também são apoiadores culturais do evento o Hotel Sol Nascente, o Ifal e a Uneal.

No local, haverá mostra e venda de livros destas editoras convidadas, com destaque para autores alagoanos. A Biblioteca Itinerante do Sesc também estará por lá das 14h às 22h, de quinta (15) a domingo (18).

Casa da Cultura e Escola de Artes

Dois pontos estratégicos para o fazer literário (e o aprender em si) serão a Casa da Cultura e a Escola de Artes, que fica logo ao lado da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima.

Nestes ambientes se darão as oficinas literárias com os autores convidados para a Fliara. Na Casa da Cultura, ainda acontecerá um tour pela Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis.

foto 6

Uma das maiores referências poéticas de Arapiraca, Marta Eugênia, estará presente (Foto: Divulgação)

Banca do Artesanato

Dentro da feira haverá uma outra feira: a de produtos dos nossos artesãos e artesãs do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, que abre semanalmente as portas no coração do município.

Eles terão o ensejo de mostrar os símbolos culturais de Arapiraca e comercializar em suas “banquinhas” como antigamente.

Banca Leia Mulheres

Prestes a completar um ano de existência, o grupo literário Leia Mulheres Arapiraca alcança seu auge de abrangência: participa da primeira feira de literatura da segunda maior cidade de Alagoas. É um feito e tanto.

E, para isso, as organizadoras estão referenciando uma grande escritora da atualidade, a Conceição Evaristo, para a exposição “A Noite Não Adormece nos Olhos das Mulheres”.

Pela praça

Intervenções artísticas deverão ocorrer pela Praça Luiz Pereira Lima, bem como a instalação de vários estandes, a exemplo do da Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva, trazendo à baila o seu Clube do Livro Pequeno Príncipe na sexta (16); o estande da Faculdade Fera, com doação e venda de livros de autores da Acala no sábado (17); e em todos os dias da Fliara, o estande da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com os últimos lançamentos da sua editora.

Por ali, uma aura se montando e se salgando no “sal da terra”, metaforicamente pintado em público e autores, todos da mesma matéria. Todos do mesmo verbo, da mesma palavra.

Confira a programação completa

Banca Principal: Mestre Nelson Rosa

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Mesas Literárias

Abertura da Feira:

Versos Populares”

17h  Cícero Manoel, Cárlisson Galdino, João de Lima, Afrísio Acácio, José Inácio Vieira de Melo e Cartuxo

Engajamento Como Função da Arte Literária”

16h – Juliana Cardoso, Marlon Silva, Claudemir Calixto, Alexsandro Alves e Robson Cavalcante

Escrevendo Arapiraca”

16h – Zé de Quinô, Milene Lima e Marta Eugênia

As Literaturas Alagoanas”

16h  Nilton Resende, Milton Rosendo e Bruno Ribeiro

Poesia Para Quê? Para Quem?”

18h – José Inácio Vieira de Melo e Cosme Rogério

“A Produção Independente e o Fomento Literário no Cenário Nacional”

18h – Jurandy Valença e Regina Barbosa

Música e Literatura: Lirismo Presente

18h – Wado, Luciano José e Igor Machado

A Força da Linguagem Popular na Atualidade

20h – Jessier Quirino

A Representatividade da Mulher na Literatura”

20h – Arriete Vilela, Marta Eugênia e Laura Emília Araújo (Leia Mulheres Arapiraca)

O Cotidiano Como Espaço da Escrita”

20h – Maitê Proença e Breno Airan

Apresentação Musical:
Show de Encerramento

20h – Wado e Gato Negro

Banca do Café: João Caboclo Linho

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Convivência, lançamento de livros e performance

17h às 20h

Palco Aberto

17h às 20h

Palco Aberto

17h às 20h

Palco Aberto

17h às 20h

Palco Aberto

Fliarinha

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Eixos voltados ao público infantil

14h às 18h  Oficinas e contação de histórias

Piquinique Literário

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Vivência literária e contação de histórias com Joelma Araújo

15hs às 18hs – Oficinas e Contação de História

Museu Zezito Guedes

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Exposição coletiva de “Arapiraca e Região em Arte”

19h  Abertura da exposição

14h às 22h  Mostra aberta à visitação

Banca dos Livros

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Mostra e venda das editoras convidadas

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

Casa da Cultura

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Oficinas Literárias e Visitações a Biblioteca

14hs às 19hs

14hs às 19hs

14hs às 19hs

14hs às 19hs

Banca Leia Mulheres

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Exposição

17h às 20h  Mostra “A noite não adormece nos olhos das mulheres”, uma homenagem à autora Conceição Evaristo

Banca do Senac

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Atividade literárias e venda de livros

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

Biblioteca Itinerante do Sesc

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Atividade literárias

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

Banca do Artesanato

ATIVIDADE

15/11

16/11

17/11

18/11

Feira com símbolos culturais de Arapiraca

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

14h às 22h

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Arapiraca

Comentários

MAIS NO TH