Interior

17 de outubro de 2018 12:14

Padre Eraldo apresenta balanço e planos de seu governo até 2020

Coletiva foi transmitida ao vivo pelas emissoras de rádio; cujo evento foi marcado com a presença de secretários e curiosos

↑ Prefeito entende que a turbulência já passou, mas que agora vai colocar a administração em ordem
Com assessoria 

Na manhã dessa terça-feira feira, o prefeito de Delmiro Gouveia Padre Eraldo (PSD), concedeu uma entrevista coletiva. Destacou a importância no processo democrático da prestação de contas e relembrou as constantes trocas de secretários ou mudanças nas pastas no ano de 2017 até meados de 2018. Pois justificou, que foi em buscas de acertos e que terminado esse período entrou em processo de consonância.

Acompanhe na integra  o que ele destacou por cada área…

Na Agricultura

Não tínhamos antes comparativos de gestões anteriores, o que estamos fazendo hoje é um grande avanço, principalmente na agricultura familiar, que é muito importante pois gera emprego e renda para as famílias. Nunca se teve tantas terras aradas como temos agora. Hoje já somos referência em produção de verduras e legumes. Investimos na pecuária, hoje a zona rural a exemplo do povoado Lagoinha tem o tratamento do leite, já estamos até mesmo produzindo através de inseminação artificial. Reativamos uma casa de farinha que estava há 20 anos parada e hoje processa 10 toneladas da mandioca, e logo estaremos entregando outra. E vamos avançar muito mais pois temos outros projetos que estamos analisando e em buscas de parcerias na inciativa privada. Já firmamos parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para fazermos um trabalho pioneiro na cidades trazer  a capacitação não apenas da agricultura familiar mas da agricultura de Exportação.

Na Educação

Tivemos um avanço significativo na educação,  a prova disso foi nosso IDEB que conseguimos aumentar. Nesse ano também conseguimos dar o piso salarial nacional ao professor,  que é o profissional importante e que muito contribui com os aumentos dos nossos índices. Podemos ainda destacar merenda escolar de boa qualidade, transporte escolar. E busca constante da melhoria do aprendizado, a prova disso é que temos em nossa cidade um aluno que ficou em terceiro lugar nas olimpíadas de matemática a nível nacional, entre 18 milhões de inscritos, nós temos o aluno que ficou em terceiro lugar. Ainda podemos destacar que está em nossos projetos a construção de um grande complexo escolar onde se reunirão escolas e centros de atividades em um só lugar, a exemplo de outras cidades pequenas aqui mesmo em Alagoas, que iremos construir com os recursos do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).

Na Saúde

A saúde ainda não está como queremos por conta da grande demanda da população mas já saímos da classificação de “regular” e hoje estamos no nível “bom”, podemos destacar o programa Pioneiro “Saúde Na Comunidade” que vai nas comunidades e faz um checkunas pessoas daquela localidade, e encaminham as que precisam de algum tratamento mais completo. Reativamos postos da saúde e equipamos com consultório odontológico, a exemplo do bairro Cohab Nova e Povoado Sinimbu. Fizemos a reabertura do laboratório municipal que atende cerca de 50 pessoas por dia. Na saúde mental contratamos mais psiquiatras. Levamos todos os dias pessoas a diferentes localidades para tratamentos em diversas capitais como Maceió, Recife e Salvador. E vamos avançar muito mais.

Na Assistência Social

Estamos levando a toda a população sobretudo as mais carentes e fazendo visitas nas casas das pessoas, vendo suas necessidades e levando os programas Sociais do Governo Federal a todas às pessoas que tem o direito. Estamos assistindo e cuidando das crianças de comunidades mais pobres, apoiamos instituições como o Casca e outras que fazem belos trabalhos sociais de resgate e tiram nossas crianças da margem.

No Turismo e Esportes

Estamos preocupados com o turismo da cidade, e queremos fazer com que os turistas do Brasil e do mundo nos vejam de outra forma, estaremos recuperando e municipalizado Anjiquinhos e iremos fazer ali um grande complexo turístico. Estaremos projetando nossas rotas turísticas para todo o Brasil, através de projetos na área do marketing turístico que já está em andamento.  Valorizado a cultura e até mesmo nossa rica culinária. Entregaremos até o final do mês de novembro o Memorial de Delmiro Gouveia em homenagem ao Pioneiro, e que será nosso marco sensorial. Todas as crianças da rede municipal irão conhecer os cânions do São Francisco, já levamos 5 mil crianças e lavaremos mais 5 mil, e não é somente um passeio para conhecer nossas riquezas naturais é também um trabalho prático de atividade educacional que é desenvolvido durante todo trajeto pelos professores, onde nossos jovens e crianças conhecem na prática, nossas riquezas naturais, história, fauna e flora. Ainda destacou: no esporte estamos em buscas de emendas para desenvolver projetos no esporte, estaremos reformando as quadras e retomamos a construção de uma quadra no Povoado Lagoinha que estava parada há mais de 6 anos. Assim como o Distrito Barragem Leste estará também recebendo uma quadra de esportes.

Infraestrutura

É a secretaria que mais cobro, pois quando eu ando a noite pelas ruas, vou anotando os lugares que por ventura não tenham iluminação, eu mesmo ligo para o Secretário Silvinho, e peço a reposição. Mas é uma pasta grande e abrangente que temos dificuldades de recursos, mas estamos indo muito bem, conseguimos emenda e estamos asfaltado 10 km de ruas e grandes operações “tapa buraco” por toda a cidade, a iluminação pública tem uma equipe trabalha todo dia para atender a grande demanda, temos avançado nas negociações junto ao governador Renan Filho para  reconstrução do matadouro público. Vamos construir creches e reconstruir outras que ficaram abandonadas, obras paradas. Outra emenda muito importante foi para construção das adutoras do sertão que está beneficiado centenas de famílias que hoje tem água encanada em suas torneiras e de boa qualidade oriundas do canal do sertão. Fizemos a biblioteca do Distrito Barragem Leste, e logo começará as obras da escola de segundo grau desse mesmo Distrito, através do governo estado. Em breve também iremos fazer todo saneamento do bairro Pedra Velha, já compramos o terreno é lá será construída toda a estrutura para que o bairro fique todo saneado. Nunca me preocupei com asfalto até porque prefiro criança na escola, mas no próximo ano faremos construções de Praças, e diversos saneamentos em locais que ainda não tem. Em breve também através de uma emenda do Deputado Max Beltrão, teremos a “cidade Digital” que trará internet a todos estabelecimentos públicos e nas praças da cidade e na zona Rural e o “Internet Rural” que irá levar as comunidades a internet nos locais que não há acessos. Os povoados também recebem estruturas como construção de uma Praça no Povoado Sinimbu e Barragem Leste assim como seu saneamento básico que em breve estaremos começando. O plano municipal de saneamento básico da cidade foi uma grande conquista e já iremos começar a executar, assim como toda pavimentação dos locais onde não possuem. Ainda teremos dentro em breve o nosso projeto de revitalização da nossa feira livre. Já estamos com emenda para construção da praça da juventude onde será um espaço para os jovens fazerem a prática skate.

Geração de Emprego e Renda

Já estamos nos articulando a abertura do Polo Têxtil que estava aí abandonado, foi inaugurado e nunca funcionou. Pegamos o polo até com grande débito de energia, ligaram a energia de forma irregular em nome de um empresário e agora estamos com esse problema, mas que vamos corrigir. Serão 3 empresários que irão investir e iremos gerar cerca de 150 empregos.  Com a implementação do plano básico de saneamento iremos também gerar empregos, assim como estamos fazendo com desenvolvimento da agricultura.

Articulação Política

Estou muito feliz e contente com o resultado obtidos dos candidatos que apoiei,  pois são  nossos parceiros que trarão emendas para governarmos, pois com a queda do FPM de 4 milhões para pouco menos de 1 milhão de Reais fica muito difícil de governar. Todavia juridicamente já está no STF o processo pedindo a retomada de nosso fundo pois não é justo perdemos para Maceió sendo que nossas águas geram tanta energia e riqueza para a União.

 

 

Fonte: Edmílson Teixeira

Comentários

MAIS NO TH