Interior

Energias renováveis serão discutidas no Ifal Palmeira no próximo dia 16

Docente do IFPB abordará o tema, em especial o uso da tecnologia fotovoltaica em residências

Por Assessoria 09/08/2018 10h47
Energias renováveis serão discutidas no Ifal Palmeira no próximo dia 16
Reprodução - Foto: Assessoria

O Movimento Trabalhadores do Campo (MTC), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), promoverá na próxima quinta-feira, 16, uma “Roda de diálogo sobre vivências do uso da tecnologia solar fotovoltaica no nordeste brasileiro”. A palestra é aberta ao público e será ministrada pelo professor do IFPB, Walmeran Trindade, no auditório do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, em dois turnos: às 9h e às 14h.

O objetivo da ação é difundir o uso das energias renováveis na forma descentralizada, em especial a energia solar fotovoltaica. Serão tratados os desafios e as oportunidades da transição energética em curso. A ideia é tratar o uso desses sistemas tanto de forma individual quanto compartilhada. O público-alvo são profissionais da educação, estudantes e comunidade em geral.

“A parceria com o MTC surgiu a partir da ida de integrantes deste movimento do campo a um evento do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA) (www.cersa.org.br) na cidade de Patos-PB. A partir disso, foi estabelecida uma comunicação entre a coordenação geral do Comitê e a coordenação do MTC, surgindo o convite para contribuir no curso de construções sustentáveis”, explica Walmeran, que também é coordenador técnico do CERSA.

A partir desta palestra, haverá, na sequência, uma oficina nos dias 17 e 18 de agosto, na cidade de Cacimbinhas, a qual abordará o uso de energias renováveis para a construção civil e na propriedade rural. “Será algo mais prático. A intenção é fazer uma relação com o campus e convidar os alunos para participar deste momento também”, diz Adriano, dirigente nacional do MTC.

Sobre o palestrante

Walmeran Trindade possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFPB(1994) e doutorado em Engenharia Elétrica, também, pela UFPB (2001). Atualmente é professor titular do IFPB. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: harmônicos, circuitos não-lineares, qualidade da energia elétrica, distribuição de energia elétrica, geração distribuída.