Interior

36ª Expo Bacia Leiteira terá feira da agricultura familiar em parceria com municípios

Por Assessoria 01/08/2018 10h25
36ª Expo Bacia Leiteira terá feira da agricultura familiar em parceria com municípios
Reprodução - Foto: Assessoria

Em sua 36ª edição, a organização da Expo Bacia Leiteira, promovida pela prefeitura de Batalha de 13 a 16 de setembro, quer garantir a participação dos 28 municípios da bacia leiteira. Nesta segunda-feira, 30, a comissão organizadora fez o convite aos secretários de agricultura dos municípios, durante o encontro  do Fórum dos Secretarias de Agricultura de Alagoas (Fasa).

A proposta é abrir espaço  para a feira da agricultura familiar durante o sábado da exposição. A ideia é que a representação dos municípios ultrapassem a esfera de exposição dos animais.  O lançamento da exposição acontece na quarta-feira,8, no Parque Mair Amaral.

 “Além do reforço na mobilização dos produtores e criadores, a participação das secretarias será fundamental para propagar outros produtos, principalmente da agricultura familiar. Transformar, de fato, essa exposição em ponto de partida para novos investimentos e atração de maior visibilidade”, disse Hibernon Cavacante, superintendente de Desenvolvimento Agrário da Seagri/AL.

A feira da agricultura familiar será baseada no modelo de comércio, com barracas, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura e o município de Santa do Ipanema.

“Cada secretaria assumirá seu papel com objetivo de conquistar mais sustentabilidade e oferecer maior incentivo aos produtores. Essa exposição não poderia ter voltado em momento melhor e acredito que ela possa renovar a cadeia. Ano passado fizemos a reunião do Fasa lá e esse ano iremos voltar com um número  maior de representantes”, contou o secretário de Agricultura de Santana do Ipanema e presidente do Fasa, Jorge Santana.

Retomada

A Expo Bacia Leiteira é uma das apostas do setor para dar um fôlego à mais à pecuária de leite. “Infelizmente os reflexos  da seca ainda são sentidos e a produção segue penalizada. No entanto  o setor produtivo acredita que a exposição, com essa troca de experiência, poderá fortalecer as relações comerciais entre produtores, indústria e população”,  confirmou o secretário de Estado da Agricultura.

Na programação da 36ª Expo Bacia Leiteira estão julgamentos das raças gir e girolando, programação técnica com palestras, exposição de animais, feira de produtos da agricultura familiar, shopping  de animais e torneios leiteiros.   Os shows artísticos também estão confirmados entre as atrações do evento.

Em 2017, o  Parque Mair Amaral  recebeu 20 mil pessoas, sendo cerca de 1200 participantes do evento e  350 animais em pista de julgamento e exposição.  Em  negócio, foram movimentados R$ 2 milhões.

Para este ano, o Parque Mair Amaral já se encontra pronto após ter recebido obras de reestruturação. Toda estrutura e logística continuarão sendo oferecidas para acomodação dos animais. O lançamento oficial da 36ª Expo Bacia Leiteira acontecerá na quarta-feira,8, às 10h, no Parque Mair Amaral.