Interior

13 de julho de 2018 16:23

Cosems e Sesau apoiam Coité do Nóia no levantamento da situação vacinal

Visita in loco identificou que 100 % das crianças cadastradas estavam com vacinação em dia

↑ Vacinação em Coité do Nóia (Foto: Assessoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas)

A equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou visita nas zonas urbana e rural no último dia 11 em Coité do Nóia e verificou que o município não se encontra abaixo da cobertura vacinal de poliomielite, como teria sido divulgado de forma equivocada por um site alagoano há poucos dias.

A apoiadora técnica do Cosems/AL, Kathleen Moura, ressaltou que o resultado positivo encontrado no município é fruto do trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família nas ações básicas voltadas para a saúde da criança. “Na visita identifiquei o domínio das informações pelos profissionais sobre a situação vacinal para crianças menores de 4 anos. O município possui diversas fontes de registro do trabalho desenvolvido: atuação dos agentes de saúde, por meio do cartão espelho; a enfermeira com registros nos prontuários e informações das consultas de puericultura e a família com cartões da criança em dia”.

Segundo o secretário de Saúde de Coité do Nóia, Alex Sandro Silva, o município tem buscado ampliar as informações no sistema de imunização, com estratégias para implantação do SI-PNI (Programa Nacional de Imunização) ainda este mês, e agenda para capacitação dos profissionais das Equipes Saúde da Família. Na reunião dessa quinta-feira (12) da Comissão Intergestores Regional (CIR) de Palmeira dos Índios, Denise Castro, responsável estadual pelas Doenças Imunopreveníveis e Vacinação na Sesau o município foi parabenizado pelo compromisso na prevenção das doenças imunopreveníveis.

Fonte: Assessoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas / Texto: Mary Wanderley

Comentários

MAIS NO TH