Interior

12 de julho de 2018 08:55

Animais marinhos são encontrados no litoral alagoano

Baleia jubarte encalha e morre em Ipioca, tubarão-tigre é capturado em Coruripe e lontra é resgatada na Ilha da Croa

↑ Filhote de lontra foi encontrado por pescadores na praia da Ilha da Croa, na Barra de Santo Antônio (Foto: Instituto Biota)

Uma lontra, um filhote de baleia jubarte e um tubarão-tigre foram os ilustres visitantes aquáticos que chegaram às praias alagoanas nos últimos dias. Infelizmente, para dois deles, as pedras das piscinas naturais representaram o fim de sua jornada pelo Oceano Atlântico.

Na segunda-feira (9), um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na praia de Ipioca. Na terça-feira (10), um tubarão-tigre também foi capturado por pescadores na Lagoa do Pau, em Coruripe. Ainda na terça-feira, no final da tarde, um filhote de lontra foi resgatado com vida numa praia da Ilha da Croa, na Barra de Santo Antônio.

A notícia boa foi realmente o resgate do filhote de lontra, um animal semiaquático, encontrado por pescadores na Ilha da Croa. Após ser encontrado e resgatado, os biólogos do Instituto Biota de Conservação foram acionados e estiveram no local para avaliar o estado de saúde do animal.

Segundo informações do Instituto Biota de Conservação, o animal é juvenil e não apresenta, aparentemente, ferimentos. A lontra foi encontrada por pescadores e levada a um bar da cidade.Após análise da situação do animal, os biólogos decidiram levá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente (Ibama), em Maceió.

“Como ele não é um animal marinho, será levado ao Centro de Triagem, já que temos uma estrutura compatível para cuidar deste tipo de animal e por conta disto será de responsabilidade do Cetas”, disse o presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis.

O tubarão-tigre foi capturado pelos pescadores na terça-feira pela manhã na Praia de Lagoa do Pau, em Coruripe.

Segundo os pescadores, por ser uma região de mar aberto, esta não é a primeira vez que aparece um tubarão na praia de Lagoa do Pau.

O filhote de baleia Jubarte que encalhou na praia de Ipioca tinha quase 5 metros. Ele foi encontrado morto. Equipes do Instituto Biota de Conservação também foram acionadas ao local e estranharam o encalhe da baleia, já que no litoral alagoano é comum o encalhe de tartarugas. O animal foi umedecido, para se permitir o exame de necropsia, para se descobrir o que levou ao óbito. Segundo o Biota, provavelmente o animal se perdeu da mãe.

Fonte: Tribuna Independente / Cláudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH