Interior

16 de abril de 2018 08:24

Documentário Raízes de Arapiraca reúne mais 200 pessoas em sessão de cinema

Produção audiovisual resgata história de antigos moradores da cidade

 

 

Produção audiovisual resgata história de antigos moradores da cidade

 

Idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, o projeto Raízes de Arapiraca, Eternizando Memórias foi lançado oficialmente, na tarde deste domingo (15), com a presença de familiares, amigos e convidados especiais de 35 antigos moradores da terra de Manoel André.

O documentário audiovisual teve sua primeira produção iniciado em abril do ano passado, por meio de relatos de pessoas que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de Arapiraca.

A produção reúne entrevistas em vídeos, fotografias antigas e documentos históricos, repassados por filhos nativos e antigos moradores cujos relatos devem servir de estudos para pesquisadores e estudantes que queiram saber mais sobre episódios inéditos da história do segundo município mais importante de Alagoas.

Os depoimentos mostram o início do povoamento de Arapiraca, com a chegada do primeiro veículo, o surgimento do cinema, a instalação da luz elétrica, entre outras peculiaridades da história da cidade.

Reencontro

“Esse projeto, além de resgatar e preservar a história de Arapiraca, contada por quem ajudou a contribuir com o desenvolvimento da cidade, serve também para reaproximar os amigos que não se viam há mais de 30 anos, como eu, que tive a alegria de reencontrar uma das figuras mais importantes da história política de Arapiraca, e meu amigo pessoal, o ex-deputado Narcizo Lúcio”, disse o advogado Maurício Fernandes.

Outro exemplo de emoção foi demonstrado pelo servidor público Rafael Lima, ao comentar a homenagem feita a seu avô Zeca de Morais, compartilhada por seu tio, o padre Rosival Morais, que é pároco na cidade de Eunápolis, no interior da Bahia e fez questão de comparecer e prestigiar o evento.

“Para a nossa família, a alegria vem em dose dupla. A primeira, em termos o nosso avô José Gomes, o Zeca de Morais, sendo um dos homenageados, e, a outra, recebermos a presença do nosso outro tio, o padre Rosival, que deu suas bênçãos com a palavra de Deus a toda a família”, lembrou Rafael Lima.

Após a exibição dos vídeos, com os relatos de vida de todos os entrevistados, o deputado Ricardo Nezinho entregou originais do documentário juntamente com uma lembrança do projeto aos homenageados.

Fonte: TribunaHoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH