Interior

7 de abril de 2018 11:06

Oficina de implementação do Projeto Orla começa nesta segunda

Serão 4 dias discutindo a importância do projeto, para o segundo mais importante município turístico de Alagoas

↑ Fato foi registrado pela polícia na orla de Maragogi (Foto: Cortesia)

Começa nessa segunda-feira (9), a 1ª oficina de implementação do Projeto Orla de Maragogi, iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Coordenação Estadual do Projeto Orla, representada pela Superintendência do Patrimônio da União e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

A oficina de trabalho, que vai acontecer no auditório da Coopeagro, às margens da rodovia AL 101 Norte, vai discutir, durante 4 dias, a importância do projeto orla para o segundo mais importante município turístico de Alagoas.

Os convidados, serão empresários do setor hoteleiro localizado na orla urbana da cidade, empresários do setor de gastronomia, comerciantes, guias de turismo e proprietários de barracas que usam o espaço público. Eles vão  conhecer os detalhes do projeto através de duas palestras: a do professor PhD Lindeberg Araújo, que vai falar sobre “Turismo Sustentável para o Município de Maragogi” e o representante da Secretaria do Patrimônio da União que via destrinchar os fundamentos do Projeto Orla.

O Projeto Orla tem o objetivo de compatibilizar políticas ambientais e patrimoniais do Governo Federal no trato dos espaços litorâneos sobre propriedade ou guarda da União, buscando, inicialmente, dar uma nova abordagem ao uso e gestão dos terrenos, como forma de consolidar uma orientação cooperativa e harmônica entre as ações e políticas praticadas na orla marítima.

Participam do projeto 17 estados costeiros do país. Em Alagoas alguns municípios já deram inicio e estão em processo para se adequar aos requisitos do projeto. Paripueira, na Costa dos Corais, onde o projeto está em fase de execução; Barra de São Miguel está caminhando para a segunda fase e em Marechal Deodoro muitas ações já estão adiantadas. E agora, Maragogi, que dá um importante passo para sua realização.

O Projeto Orla é uma importante ferramenta de gestão integrada que busca o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli – Sucursal Litoral Norte

Comentários

MAIS NO TH