Interior

"Vamos Subir a Serra" movimenta Mês da Consciência Negra

Evento, que começa em Maceió e termina em União dos Palmares, visa aumentar a relevância do dia 20 de Novembro

Por Assessoria 08/11/2017 08h41
'Vamos Subir a Serra' movimenta Mês da Consciência Negra
Reprodução - Foto: Assessoria

Na próxima semana, de 15 a 19 de novembro, a Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, Maceió, vai receber as atividades do Projeto 'Vamos Subir a Serra', organizado pelo Centro de Cultura Étnicos Anajô. Além de discussões sobre igualdade racial e a história do negro no Estado, berço de líderes como Ganga Zumba e Zumbi, o evento dará amplitude ao dia 20 de Novembro e a importância do episódio histórico da luta no Quilombo dos Palmares.

O ‘Espaço Cultural Zumbi dos Palmares’ vai oferecer oficina de empreendedorismo afro, feira de produtos quilombolas, desfile de moda afro, lançamento de livros, mostra de cinema, música, além de outras intervenções culturais. Nos debates e rodas de conversa, os temas vão abordar o  turismo cultural e étnico, a ocupação dos espaços públicos pela população negra, a igualdade racial e de oportunidades, a importância histórica e cultural da Serra da Barriga.

Dentre os palestrantes, estão nomes nacionais, como o ator e humorista Érico Brás, que abordará o tema 'Mídia e Racismo' e a cantora Negra Li, que falará sobre 'Empoderamento da Mulher Negra'. No último dia de evento, está prevista a subida à Serra da Barriga.

“Iremos a União dos Palmares subir a Serra, em uma visita guiada, na véspera do Dia da Consciência Negra, como uma reverência a importância histórica e social do que aconteceu em Palmares. Este vai ser um momento importante dentro da programação, que é toda gratuita. A pessoas poderão vir à praça e fazer sua inscrição antes de cada palestra de interesse. Teremos um espaço para 250 pessoas e atrações bastantes diversificadas”, explicou Valdice Gomes, vice-presidente do Anajô.

“A Braskem tem uma série de iniciativas inclusivas, dentre elas as políticas de igualdade racial. Por este motivo é muito importante apoiar este evento, no ano que Alagoas completa 200 anos. Mostrar a importância do negro na formação de nossa identidade é fundamental para continuarmos reescrevendo a nossa história”, assinalou Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais e Marketing da Braskem.

Para ampliar o impacto do debate e a relevância do dia 20 de Novembro no estado e no país, o Projeto Vamos Subir a Serra vai acontecer em paralelo a outros eventos na própria Praça Multieventos, como o Projeto Saurê, promovido pela Prefeitura de Maceió, e o Encontro de Maracatus de Baque Virado, organizado pelo Maracatu Baque Alagoano.

O Projeto Vamos Subir a Serra é patrocinado pela Braskem, Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), SEBRAE Alagoas, Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e Governo Federal, através da Fundação Cultural Palmares.

Sobre a Braskem