Interior

4 de novembro de 2017 10:24

27 municípios alagoanos estão no Mapa do Turismo

Dentre esses destinos, Maragogi se destaca, mais uma vez, ao lado dos três municípios da Rota Ecológica dos Milagres

Com a chegada da tão esperada alta temporada, onde milhares de brasileiros aproveitam para conhecer o Nordeste, 27 municípios alagoanos estão no mapa das cidades brasileiras inseridas no Mapa do Turismo Nacional. São destinos já consolidados e outros prontos para serem descobertos de acordo com o interesse do turista, divididos por roteiros turísticos de toda natureza, preço e interesses. A pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios, com apoio das Associações dos Municípios locais, é um bom termômetro do que esperar com a chegada do verão.

Dentre esses destinos, Maragogi se destaca, mais uma vez, ao lado dos três municípios da Rota Ecológica dos Milagres: Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, que concentram, segundo revistas especializadas, as praias mais belas de Alagoas, como Barra Grande, Patacho, Toque e Marceneiro. Esses municípios também merecem destaque no panorama nacional pela maior concentração de pousadas de charme, pousadas de luxo e pertencentes ao Cond Nast Johansens, um dos guias de turismo mais exigentes do mundo no que se refere a indicações de meios de hospedagens.

O mapa do turismo revela muito mais: que 80% dos futuros viajantes desejam desbravar os destinos nacionais e desfrutar de belos cenários naturais, rica gastronomia e manifestações culturais, além de apontar o Nordeste como a região mais desejada, com quase 50% das preferências. Além disso, a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses atingiu 25%, mesmo diante da crise financeira.

Para as pousadas do Litoral Norte, que sofreram com a prolongada estação das chuvas, com perda de mais de 70% de suas reservas, uma boa notícia: é que 46% desses turistas pretendem se hospedar em hotéis e pousadas ao longo dos próximos meses de alta temporada.

Entidades ligadas ao turismo do litoral Norte, como o Costa Dos Corais Convention & Visitors Bureau e Associação Milagrense de Turismo Sustentável, comemoram esses números. Hoteleiros também esperam uma temporada com quase 100% de ocupação durante pelo menos três meses: dezembro, janeiro e fevereiro de 2018. A Rota Ecológica dos Milagres, espera receber, somente na semana do réveillon, mais de 3 mil turistas para as festas de fim de ano.

É pouco, diante dos aproximadamente 60 milhões de brasileiros que viajam pelo Brasil. No entanto, há ainda 70 milhões prontos para entrar nesse mercado. A Confederação Nacional dos Municípios – CNM ressalta que o fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplas formas – negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso – é um caminho que precisa ser explorado.

 

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli – Sucursal Litoral Norte

Comentários

MAIS NO TH