Interior

Professor Moacir Teófilo completa 90 anos

História do educador se confunde com desenvolvimento de Arapiraca, que comemora 93 anos de emancipação em outubro

Por Texto: Davi Salsa com Fonte: Tribuna Independente 30/09/2017 12h04
Professor Moacir Teófilo completa 90 anos
Reprodução - Foto: Assessoria

No mês em que o município de Arapiraca comemora seus 93 anos de emancipação política, o professor Moacir Teófilo completa 90 anos de idade, nesta segunda-feira (2).

A história do educador se confunde com o desenvolvimento de Arapiraca. Ambos, professor e cidade, traçaram uma trajetória de pioneirismo, luta e muitas conquistas.

A história de vida do professor Moacir Teófilo, que é símbolo da Educação no Agreste alagoano, começou na Fazenda Brejo, em Limoeiro de Anadia, onde passou sua infância e deu início sua formação profissional na área jurídica e na docência.

Mas foi na Educação que ele cravou os pés. No ano de 1950, o mestre realizou um grande sonho: inaugurou o prédio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

A partir de então, sua vida foi inteiramente de luta e dedicação à formação dos jovens de Arapiraca. E o Bom Conselho sempre foi uma referência no interior de Alagoas em qualidade de ensino, de rigidez na disciplina, e de compromisso com a formação dos estudantes.

Apesar de os 90 anos de idade mostrarem traços de cansaço, Moacir Teófilo continua ativo e ainda está no comando da direção geral do colégio, com muito equilíbrio e seriedade, participando sempre das festas organizadas por alunos e ex-alunos, sempre com a jovialidade no olhar e alegria no coração.

A biografia é tão extensa quanto importante. Não só para os seus familiares, mas para o município que o adotou e que ele vem dedicando seu trabalho há mais de 60 anos. O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo com a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Ele também enveredou no progresso de desenvolvimento da cidade e foi sócio-fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Foi presidente do Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), na década de 1980, e também criou os cursos de Direito e Análise de Sistemas, extensão do Centro Universitário Cesmac para o Colégio Bom Conselho de Arapiraca.

Sua competência na área educacional o levou a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares. Ao tempo em que realizava o trabalho de educador, não se esquivava do exercício do Direito e foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, por 12 anos.

Tanto trabalho e desprendimento levaram o professor Moacir Teófilo a receber o Título de Cidadão de Arapiraca e Maceió, além de Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, Personalidade do Rotary Club de Arapiraca, Conselheiro Benemérito da OAB e homenageado com uma sala no Fórum Doutor Orlando Manso, no município de Arapiraca.

Casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e Luiza Ventura Teófilo, o professor Moacir é pai de Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca, do engenheiro agrônomo Ricardo Teófilo e dos servidores públicos Rui e Raniere Teófilo.

Para celebrar a data, nesta segunda-feira (2), amigos e familiares organizaram uma programação festiva, que começa a partir das 9h, no Teatro Thereza Auto Teófilo, no Colégio Bom Conselho de Arapiraca.